Pular para o conteúdo principal

Reta final da Saga do Norte

 


Dever cumprido

No final daquilo que determinei como minha “Data Turismo”, cumprimos o roteiro indicado pelo filho, Ralph Dutra, agente de viagens, e fomos conhecer a famosa Ilha do Combu, que realmente nos ofereceu tudo aquilo que ele havia prometido.

Uma travessia maravilhosa saindo do hidroporto, em Belém, confortável, em barcos novos e com barqueiros preparados. Do outro lado, um cardápio de opções de bares e restaurantes, em meio à natureza amazônica, e uma fábrica de chocolate que faz jus à fama. Dona Nena é craque!

Na despedida, ainda houve tempo para uma passagem pelo Estádio Olímpico Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, com direito às fotos de praxe e à inclusão de mais um gigante no meu “book” dos estádios visitados pelo Brasil e pelo mundo.

E, claro, não poderia faltar uma nova visita à espetacular Estação das Docas e ao Porto Futuro, nossos pontos quase obrigatórios durante os dias em Belém.

O saldo de Belém

Uma cidade receptiva, de povo acolhedor. Dos motoristas de aplicativo aos funcionários de bares e restaurantes, passando pelas pessoas que encontramos pelas ruas, todos sempre dispostos a uma conversa, uma informação e aquele papo rápido que ajuda o viajante a conhecer não apenas os lugares, mas também a gente da terra.

Belém nos recebeu bem e deixa uma ótima lembrança no encerramento desta aventura pelo Norte brasileiro.

Agora, as malas já estão quase prontas. E amanhã a “safra” — pesada, diga-se de passagem — embarca de volta para Campos dos Goytacazes, com um pit stop no Rio de Janeiro.

Foram dias de aviões, barcos, rios, praias, cidades, histórias, descobertas, algumas decepções, um tombo pelo caminho e muitas imagens para guardar.

De Manaus a Belém, passando por Santarém, Belterra e Alter do Chão, ficou mais um pedaço do Brasil registrado na memória, nas fotografias e nestas linhas.

Fim da Saga do Norte.

Ou melhor...

Fim deste capítulo. Porque, enquanto houver estrada, rio, avião e curiosidade, este velho escriba ainda terá muita história para contar.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O que é um centro histórico de uma cidade? É tudo aquilo que um dia foi história e, certamente, onde tudo começou. Correto. Então o centro histórico de Miracema seria na Praça Dona Ermelinda e seu entorno? Certo? Não. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas da cidade o Centro Histórico é tão somente a Rua Direita, que anos atrás era o pulmão do município e hoje, infelizmente, o que resta são os poucos casarões que embelezam a atual Rua Marechal Floriano. Em coluna especial, no meio deste ano, sugeri que este nome, Marechal Floriano, fosse retirado e que a Rua Direita se dividisse em quatro partes, cada uma levando o nome de um dos heróis da emancipação, ou seja, “Os Quatro Diabos”. Uns gostaram e outros me criticaram, mas é apenas uma opinião de um miracemense ausente e você pode ter a sua que não contestarei em hipótese alguma. O centro histórico não tem mais os bazares, como a casa Cacheado, os armazéns, como o do Seu Pinheiro, as sorveteiras, como a do Abdo, os bares, como ...

As badaladas da Ave Maria

São várias lembranças que me fazem buscar o computador e escrever, antes de que desapareça de meu pensamento, sobre o cair da noite, ou o cair da tarde na linguagem poética, principalmente de Augusto Calheiros em sua Ave Maria, datada de 1953, e que fez um punhado de senhorinhas, que sentavam à beira da calçada, suspirarem com a passagem do seu possível par romântico nos bailes da vida.  Pode ser também a angústia que me bate nestes períodos, lembrando dos dias solitários no Rio de Janeiro, quando pensava em Miracema e declamava os versos de Fernando Nascimento:  "Quando a lua desce aqui no Rio, eu sinto ânsia, sinto angústia, sinto frio. Quando a Lua nasce cor de prata eu relembro Miracema em serenata." E seria a lembrança de minha mãe, que nesta segunda-feira, 29 de julho, completaria o seu centenário, que não será comemorado em vida, mas a lembrança das velas acesas, para esperar as badaladas, que na verdade eram as seis badaladas da manhã repetidas à noite, e que também s...

AO SOM DE CARTOLA, ELIS E OUTROS

Revendo textos - Esta é de outubro de 2005    Quatro horas da tarde. Lá fora o sol forte, aqui dentro o ar refrigerado ligado no limite e na vitrola o disco de João Gilberto, em volume médio, toca para motivar este velho escriba a falar sobre música e artistas. Ligo para meu amigo Motta, que está na internet –sua nova companheira- e me recuso, no momento, a entrar na grande rede. O telefone toca. Penso em não atender. Marina chama: É prá você. É o Solon. Bingo. Era o que precisava para traduzir certas canções de Cartola. Pensava até em ligar para o Nascimento, lá em Miracema, mas Solon chegou na hora.  Fala aí, amigo velho. – Amigo velho, não. Velho amigo. Fica mais poético e mais saudável. – O que manda? – Acho que preciso de alguém para conversar, estou só e os dedos estão cansados demais para dedilhar nas teclas do computador. – Eu até gostei de sua ligação. Tava pensando em fazer umas colocações sobre a música de Cartola e só mesmo quem viveu estes momentos pode divid...