Pular para o conteúdo principal

Aventuras e decepções 4

Alter do Chão — nota 10 até no chão

Infelizmente, a primeira impressão de Alter do Chão não foi das melhores. Logo na chegada, ao tentarmos encontrar a pousada que havíamos reservado, veio o susto: lugar ermo, ruas de terra, mato e lixo pelo caminho. O cenário não combinava em nada com as imagens paradisíacas que eu tinha na cabeça.

Quando finalmente chegamos, a surpresa foi ainda maior. A casa, praticamente ao lado da floresta, parecia cenário daqueles filmes de suspense em que a gente já sabe que alguma coisa vai dar errado.

Olhei para os companheiros e fui direto:

— Aqui eu não fico nem se me embebedarem!

Felizmente, os outros quatro tiveram a mesma impressão. O consenso foi imediato: procurar outro lugar. Além de tudo, aquela pousada ficava distante do centro, cerca de 15 minutos de táxi, com acesso nada convidativo.

Resolvido o problema e encontrada outra pousada, o panorama mudou completamente. O patamar subiu. Ficamos num lugar simples, limpo, aconchegante e bem localizado. E, como num passe de mágica, a luz voltou a brilhar em Alter do Chão.

No dia seguinte, seguimos por terra até Belterra. No caminho, conhecemos algumas das belas praias formadas às margens do Tapajós, entre elas a famosa Pindobal. Depois, fomos descobrir um pouco da história de Belterra, cidade planejada na década de 1930 como parte do projeto de Henry Ford para produzir borracha na Amazônia e abastecer sua indústria automobilística.

Foi um passeio cansativo, mas daqueles que acrescentam páginas à viagem e histórias ao velho escriba.

À noite, nada de grandes aventuras. Depois de tanta estrada, um belo sanduíche, uma saborosa cerveja paraense e uma boa conversa foram suficientes para fechar a terça-feira.

E deixamos o melhor para a quarta-feira.

Era hora de conhecer aquela que, até então, eu só tinha visto em fotografias: a bela, famosa e sedutora Ilha do Amor.

Depois daquele começo assustador, Alter do Chão começava a justificar a fama.

E a nota?

Dez. Até no chão. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O que é um centro histórico de uma cidade? É tudo aquilo que um dia foi história e, certamente, onde tudo começou. Correto. Então o centro histórico de Miracema seria na Praça Dona Ermelinda e seu entorno? Certo? Não. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas da cidade o Centro Histórico é tão somente a Rua Direita, que anos atrás era o pulmão do município e hoje, infelizmente, o que resta são os poucos casarões que embelezam a atual Rua Marechal Floriano. Em coluna especial, no meio deste ano, sugeri que este nome, Marechal Floriano, fosse retirado e que a Rua Direita se dividisse em quatro partes, cada uma levando o nome de um dos heróis da emancipação, ou seja, “Os Quatro Diabos”. Uns gostaram e outros me criticaram, mas é apenas uma opinião de um miracemense ausente e você pode ter a sua que não contestarei em hipótese alguma. O centro histórico não tem mais os bazares, como a casa Cacheado, os armazéns, como o do Seu Pinheiro, as sorveteiras, como a do Abdo, os bares, como ...

As badaladas da Ave Maria

São várias lembranças que me fazem buscar o computador e escrever, antes de que desapareça de meu pensamento, sobre o cair da noite, ou o cair da tarde na linguagem poética, principalmente de Augusto Calheiros em sua Ave Maria, datada de 1953, e que fez um punhado de senhorinhas, que sentavam à beira da calçada, suspirarem com a passagem do seu possível par romântico nos bailes da vida.  Pode ser também a angústia que me bate nestes períodos, lembrando dos dias solitários no Rio de Janeiro, quando pensava em Miracema e declamava os versos de Fernando Nascimento:  "Quando a lua desce aqui no Rio, eu sinto ânsia, sinto angústia, sinto frio. Quando a Lua nasce cor de prata eu relembro Miracema em serenata." E seria a lembrança de minha mãe, que nesta segunda-feira, 29 de julho, completaria o seu centenário, que não será comemorado em vida, mas a lembrança das velas acesas, para esperar as badaladas, que na verdade eram as seis badaladas da manhã repetidas à noite, e que também s...

AO SOM DE CARTOLA, ELIS E OUTROS

Revendo textos - Esta é de outubro de 2005    Quatro horas da tarde. Lá fora o sol forte, aqui dentro o ar refrigerado ligado no limite e na vitrola o disco de João Gilberto, em volume médio, toca para motivar este velho escriba a falar sobre música e artistas. Ligo para meu amigo Motta, que está na internet –sua nova companheira- e me recuso, no momento, a entrar na grande rede. O telefone toca. Penso em não atender. Marina chama: É prá você. É o Solon. Bingo. Era o que precisava para traduzir certas canções de Cartola. Pensava até em ligar para o Nascimento, lá em Miracema, mas Solon chegou na hora.  Fala aí, amigo velho. – Amigo velho, não. Velho amigo. Fica mais poético e mais saudável. – O que manda? – Acho que preciso de alguém para conversar, estou só e os dedos estão cansados demais para dedilhar nas teclas do computador. – Eu até gostei de sua ligação. Tava pensando em fazer umas colocações sobre a música de Cartola e só mesmo quem viveu estes momentos pode divid...