Pular para o conteúdo principal

Conversa de Botequim - As profecias de Motta e Sollo

 

Sexta-feira é dia de reunião no Armazém — e quase sempre rende ótimos papos para a nossa coluna semanal. Ontem não foi diferente. Tivemos o prazer de receber uma dupla carioca daquelas: dois flamenguistas juramentados, afinados nas ideias, que logo transformaram a calçada mais disputada da Rua Formosa em palco de uma boa resenha.

O melhor de tudo é que eles ainda não se conheciam. A surpresa foi dos dois. Eu vivia falando de um para o outro, mas o encontro só aconteceu ali, como se estivesse marcado pelo destino. Segundo Motta, conhecer o velho jornalista Ermenegildo Sollon era quase um sonho.

E veja a coincidência: chegaram a Campos no mesmo dia e foram parar no mesmo prédio. Sollon hospedou-se lá em casa; Motta, na residência do mano.

Fernandinho, ao saber da presença dos dois rubro-negros, tratou logo de avisar a turma que chegava, como de costume, aos poucos:

— Hoje aqui só vai dar Flamengo!

Dudu, outro do mesmo time, não deixou por menos:

— Aqui sempre foi e sempre será Flamengo. Arco-íris não tem vez no Armazém.

A conversa esquentou rapidamente. Motta, ligado à diretoria rubro-negra, trouxe novidades fresquinhas. Falou de contratações, de projetos e das melhorias no CT Ninho do Urubu. Vibrou ao saber que Sollon, em outros tempos, também teve influência nos bastidores da Gávea, onde atuou por muitos anos como setorista.

— Hoje o Flamengo é outro — disse Motta, cheio de confiança. — Caixa em dia, patrocínio forte e dinheiro bem administrado. Dá para montar elenco para brigar por tudo.

Sollon, com a serenidade de quem já viu muita coisa no futebol, respondeu:

— Nos meus tempos, meu amigo, era uma loucura. Dinheiro curto, dirigente amador colocando dinheiro aqui, tirando dali... E, apesar de uma base forte, raramente se aproveitava o que vinha das categorias de base.

A comparação surgiu naturalmente, com uma pitada de ironia:

— Claro que ninguém é tão rico quanto esse dirigente do Palmeiras, que põe dinheiro e nem pensa em pegar de volta... Será?

Dudu, atento, foi direto ao ponto:

— E como era antes? Sem patrocínio, sem televisão... de onde vinha o dinheiro?

Sollon respondeu de pronto:

— Das vendas de jogadores. Lembra do Marcelinho? Aquela negociação serviu para tapar buracos. E o próprio Zico, nosso maior ídolo, também foi vendido para cobrir despesas.

E continuou, puxando pela memória:

— O George Helal foi chamado de tudo na época, até de traidor. Hoje, parte do que o Flamengo colhe começou ali. O terreno onde foi construído o CT foi comprado com o dinheiro da venda do Zico para a Udinese.

Dessa vez, preferi ficar apenas ouvindo. Deixei o Armazém fazer o que sabe fazer de melhor: dar voz aos seus personagens.

E nem pense que a turma rival se incomodou. Tricolores, liderados por Lenílson, botafoguenses sob o comando de Robinho e vascaínos guiados por Edmar acompanharam tudo com um meio sorriso. Afinal, no fim da conversa, quando chega a dolorosa, quem costuma pagar a conta são os rubro-negros.

E, naquela sexta-feira, o comandante da "vaquinha" foi o velho Motta.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momentos inesquecíveis/Bola de Ouro

  Essa Bola de Ouro de 1987 não é apenas uma lembrança. É um pedaço da história do rádio esportivo brasileiro, e mru nome está lá, entre tantos gigantes da comunicação! Agora essa recordação ganhou a moldura que merece. E nosso baú de memórias continua crescendo. Ainda temos muita história para contar e muita emoção para reviver! ❤️🏆

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O que é um centro histórico de uma cidade? É tudo aquilo que um dia foi história e, certamente, onde tudo começou. Correto. Então o centro histórico de Miracema seria na Praça Dona Ermelinda e seu entorno? Certo? Não. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas da cidade o Centro Histórico é tão somente a Rua Direita, que anos atrás era o pulmão do município e hoje, infelizmente, o que resta são os poucos casarões que embelezam a atual Rua Marechal Floriano. Em coluna especial, no meio deste ano, sugeri que este nome, Marechal Floriano, fosse retirado e que a Rua Direita se dividisse em quatro partes, cada uma levando o nome de um dos heróis da emancipação, ou seja, “Os Quatro Diabos”. Uns gostaram e outros me criticaram, mas é apenas uma opinião de um miracemense ausente e você pode ter a sua que não contestarei em hipótese alguma. O centro histórico não tem mais os bazares, como a casa Cacheado, os armazéns, como o do Seu Pinheiro, as sorveteiras, como a do Abdo, os bares, como ...

A saideira que não aconteceu

  Hoje seria nossa despedida de Belém.  Seria. Fomos obrigados a abortar o passeio de dois dias à Ilha de Marajó, reflexo ainda da queda em que conheci, literalmente, o chão de Alter do Chão. Não me sinto seguro para me aventurar pelas águas amazônicas ou pelas terras de Marajó. Ficará para outra oportunidade. Mas Belém ainda tinha muito a nos mostrar. Hoje fomos ao Mercado Ver-o-Peso para saber o quanto pesaria, em nosso roteiro, aquele lugar tão famoso instalado às margens da Baía do Guajará. E minha impressão é de que realmente merece nota máxima, embora ainda precise de alguns retoques em seu ambiente. Foi uma manhã inteira girando por lá. Comprinhas de lembranças, observação de uma mistura interessante entre o antigo e o moderno, contato com o artesanato regional e, principalmente, a oportunidade de sentir de perto o calor humano do povo paraense. Eu e Marina vimos também a nossa primeira chuva da tarde em Belém. E foi de dentro de um táxi. Durante uns quinze minutos...