Libertadores - Um pouco da história da competição

 


Começam a ser definidos, a partir desta noite, em Curitiba, os dois finalistas da Copa Libertadores das Amercas 2022 e estarão em campo três brasileiros, Atlhetico e Palmeiras, que se enfrentam logo mais, na Arena Furacão, em Curitiba, às 21:30h com transmissão da Conmebol TV e do SBT, e Flamengo, que amanhã será recepcionado pelo Velez Sarsfild, o único esttrangeiro das semifinais, em seu estádio, o José Amalfitani, em Buenos Aires, também às 21:30h, com transmissão exclusiva dos Canais Espn/Star. 

A Copa Libertadores nasceu de uma ideia antiga, em 1948 a Confederação Sul Americana de Futebol criou um campeonato Sul Americano, que envolveu todos os campeões nacionais do continente, e o Vasco da Gama foi o campeão do torneio, realizado no Chile, e, com a criação da Copa dos Campeões da Europa, em 1955, o então presidente da Conmebol, na época apenas Confederação Sul Americana de Futebol, o brasileiro José Ramos de Freitas, em 1958,  deu o pontapé inicial para a formação da Copa dos Campeões da América do Sul e dois anos depois a bola começou a rolar no continente para a Copa Libertadores das Américas. 

Com apenas sete participantes a Copa Libertadores 1960 teve a primeira final entre dois velhos conhecidos dos brasileiros, o Peñarol, do Uruguai, e o Olímpia, do Paraguai, e os uruguaios se sagraram os primeiros campeões da nova competição, que aos poucos foi engrenando e ganhando prestígio, já em 1961 nove equipes participaram e novamente o Peñaral conquistou o título, desta vez batendo o Palmeiras nos jogos finais se tornando bi-campeão continental. 

O primeiro campeão brasileiro foi o Santos, em 1962 na final contra este forte Peñaral, e repetiu o feito em 1963 batendo o Boca Júniors, da Argentina, em decisão que entrou na história do futebol mundial. Hoje a Libertadores ganhou força e é uma das mais importantes em todo planeta bola, perdendo apenas em pretígio e premiações para a Liga dos Campeões da Europa. 

A competição ficou inchada demais e não tem apenas os campeõeso de cada país e hoje 32 clubes de dez países da América do Sul estão na briga para conquistar a América do Sul. E a final deste ano será novamente em Guayaquil, no Equador, no dia 29 de outubro próximo, um sábado, em horário a ser definido pela Conmebol. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria