Papo de Botequim: As Redes Sociais são mesmo sociais?

Venho, aos poucos, sendo minado nas redes sociais, principalmente no já enjoado e sem graça Facebook. As pessoas perderam a noção do ridículo, perderam o senso de humor e perderam, principalmente, a tolerância e o respeito pelos iguais, as vezes um animal é mais valorizado do que o ser humano e isto tem me deixado um pouco afastado daquela que é considerada a ferramenta de aproximação das pessoas. 

Você diz:  -Que bela canção esta do grupo tal! E o seu seguidor retruca: - Meu Deus, quanta falta de gosto, isto quando ele é educado. E se você volta a comentar o tema lê mais um chega prá lá:  - Você não suporta ser contrariado e não sabe conviver com o contraditório. 

Isto para dizer somente as postagens educadas, porque no futebol, ou na política, a situação se complica ainda mais. Se você é torcedor e comenta algo positivo, ou negativo, é bombardeado imediatamente por aqueles contrários ao seu time ou defensor do imponderável e impossível. 

Cito um exemplo recente: Todos meus seguidores sabem que não sou fã do Márcio Araújo, o jogador e não o homem, e faço minhas críticas as atuações do volante do Flamengo. Isto me não me dá o direito de ofender o moço ou desejar a ele uma má sorte na carreira, mas o torcedor que o admira e torce por ele me agride com palavras porque não pode me agredir fisicamente via celular ou computador. 

No jogo contra o Nova Iguaçu, Márcio Araújo foi o melhor jogador do Flamengo, no primeiro tempo, e publiquei esta opinião. Choveram comentários jocosos, comentários de revoltados achando que eu estava zombando ou tentando menosprezar o volante. Coisas que realmente acontecem diariamente ns redes sociais, infelizmente. 

Se você não gosta de um grupo musical, destes de Funk, Axé, Pagode ou Forró, por favor guarde para sí e jamais coloque sua opinião nas redes ou você estará sujeito a pancadas de todos os lados. Se é admirador de uma grande personalidade brasileira, tipo Galvão Bueno ou Zico, não fale nada, os facebookianos que não gostam de brasileiros de sucesso irão te detonar imediatamente. 

Sua opinião sobre qualquer assunto deverá ser guardada para conversa particulares, com seus amigos, porque caso você leia um assunto que interessa e vá compartilhar na rede encontrará um mais "sabido", um mais "inteligente" um que "sabe tudo" que gosta de mostrar que "sabe" mais do que você, e este moço irá acabar com seu dia te desmentindo veementemente e publicamente mesmo que você apenas tenha emitido uma opinião. 

Complicado. Eu estou deixando aos poucos o Facebook e fico pensando o que fazer com meus 1.200 amigos e seguidores que sempre estão atentos a tudo que publico e conversam diariamente comigo através desta grande rede de amigos, mas entre estes estão uns chatos e convencidos que atrapalham a boa convivência. 

Comentários

Exato......hj através do messenger um amigo me abordou sobre meu sumiço lá no Face....dei um tempo por lá, ms sinto falta daqueles que sabem usar essa ferramenta.
Adilson Dutra disse…
Não dá mais para ficar plugado, só mesmo como ferramenta para divulgar o blog e mostrar músicas e fotos de lugares legais, mas por pura diversão. Falar sério nunca mais.
Pura verdade, Adilson. Tenho evitado temas polêmicos, porque sinto tal tipo de comportamento. Uma lástima o ponto a que chegamos como sociedade.
Adilson Dutra disse…
Hoje estava "louco" para brincar com um amigo meu, botafoguense, mas tenho certeza de que o outro, que não é lá muito amigável, iria detonar e o mínimo que iria me chamar era de mulando asqueroso. Então, parei de verdade, continuo fazendo chamadas para meus textos, postando minhas músicas e fotos e vamos nos entendendo por lá. Abraço.

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria