UM FINAL DE SEMANA NA TERRINHA

Fui até a terrinha encontrar meu velho amigo e guru José Maria de Aquino e, de quebra, pegar carona na confraternização dos amigos de Amaro Cordeiro, convidado que fui pelo anfitrião, através de seu “mosqueteiro” Monteirinho. Vivi um final de semana intenso, que me fez voltar ao passado, mais uma vez, e participar intensamente do presente de uma cidade. 


Varei a madrugada, ao lado do Zé Maria e do Ademir Tadeu, contando e ouvindo causos do nosso mundo jornalístico; virei a madrugada cantando com Fernando Nascimento, Paulinho Miracema e Elcio; virei a manhã de sábado proseando com Jobinha, Zé Carlos Rabelo, Cícero, Maurício, Ronaldo, Gustavo El-Kik e outros que por nossa mesa, na Kiskina, passavam para um abraço ou um alô. 

Futebol, bailes no Aero-Clube ou no Ferreira da Luz, orquestras famosas que por aqui passaram e até política atual e passada foram os assuntos das mesas por onde passei. Marcos da Magali, hoje atendendo pelo apelido de Faraó, foi um presente do final da noite de sexta-feira, no Snob’s, quando recordou os carnavais e os blocos liderados pelo Claudinho, Zé Faca, Mané Badeco e tantos outros carnavalescos que deixaram um trabalho jamais copiado pelos seus sucessores. 


Uma semana antes, quando o Ralph, meu filho mais velho, firmou compromisso de noivado com a Viviane, filha do velho amigo Ademir Lomba, além da alegria da data e do encontro das famílias, tive o prazer de rever Octavio Golvêa, o Otavinho da Casa Nova, um baita jogador e um emérito chutador, que já foi até inspiração para uma de minhas colunas aqui no Dois Estados. 


Você sabe que gosto de um dedo de prosa sobre o nosso futebol, mas com Otavinho o papo fluiu normalmente e rendeu não só um dedo, mas um braço inteiro de conversa animada e sem interrupções impertinentes, afinal já passava da meia noite e o assunto sobre o Miracema FC, Esportivo, Tupã ou Vasquinho não chegava ao fim. 


Como diria o jornalista Rodrigo Bueno, da Espn: “Só quem conversa sobre o futebol de Miracema sabe o que é o futebol de Miracema”. Falamos dos craques, falamos dos butinudos, das peladas do Rink, só não falamos do futuro, pois isto a Deus pertence. 


Prá fechar esta coluna, que escrevo correndo para atender o pedido do Nélson Barros, nosso diretor, recordo uma conversa de tive com o João Carlos Duarte, por telefone, quando ele me prometia uma apresentação do KK Melo, cronista, que segundo ele, tem muito a ver com minhas ideias e um papo de alto nível. Bingo! 


No lançamento do livro do Wilson Saad, o Issote, lá no Mustique, naquela festa que falo no primeiro parágrafo deste papo, conheci KK Melo e recebi das mãos do Maurício Monteiro o livro de crônicas citados pelo J.Carlos e percebi que temos muito em comum. Prometo passar um dia inteiro aí na terrinha proseando com o contador de causos recém conhecido. Que bela e doce figura este KK Melo. 


Foram dois finais de semanas incríveis e muito bem aproveitados por este escriba. Miracema é assim para comigo, tem finais de semana que chego por aí e nada encontro e em outros me perco completamente nos abraços e nos papos com amigos veteranos ou recentemente adquiridos. 


Voltei prá casa no domingo, logo pela manhã, depois de passar pelo açougue do Lenilson e comprar uma ótima linguiça de porco e um bom pedaço de pernil, também suíno, para matar o desejo de comer uma carne de primeira e de qualidade segura. 


Voltei cedo, sem deixar de dar um pulinho no jardim, papear com o Marquinhos, ex-BB, e ler alguns trechos do ótimo livro “Enigma de Um Crime”, do Wilson Saad, o Issote, irmão do desembargador José Geraldo Antonio, que lá aí terrinha é simplesmente o Lalado, bom amigo e amante das coisas da cidade.

Comentários

AngelMira disse…
A AMINATUR CONVIDA PARA O II PASSEIO ECOLÓGICO (Trilha da Prosperidade)
A ONG AMINATUR (Amigos da Natureza) convida a todos para o Segundo Passeio Ecológico (Trilha a pé) que será realizado no próximo domingo, dia 02, em Paraíso do Tobias, distrito de Miracema-RJ.
O denominado PASSEIO ECOLÓGICO DE APRECIAÇÃO DA NATUREZA será feito em área rural do município, na Fazenda Serra da Prosperidade, de propriedade do Sr. Vicente Toscano.

Orientações e informações:

Saída: às 08h, em frente à Igreja Matriz, na Praça Ary Parreiras (Praça das Mães), Centro histórico de Miracema-RJ
Retorno: previsto, para 12 h
Nível de dificuldade: MÉDIO. Não é aconselhável para crianças menores de 12 anos e para pessoas acima de 65 anos.
Almoço: Ângela do Adauto, restaurante conhecido e que serve comida caseira e fica na "saída" da estrada Miracema-Paraíso do Tobias, ficando cada um responsável por suas despesas.
Para que você possa fazer parte desse passeio, é necessário que você vá de carro ou moto até à sede da Fazenda, onde faremos a caminhada, dentro da área em mata, que fica nessa mesma propriedade.
O trajeto à pé deve durar cerca de uma 1h e 30min.
Objetivo principal: apreciação da natureza local e fazer coleta de sementes da mata nativa, para plantio de mudas, que serão usadas no plantio de árvores, em áreas que já se encontram disponíveis à Ong AMINATUR, para reflorestamento.
Recomenda-se que leve: água potável / lanche / repelente para insetos / botas ou tênis anti-derrapantes / chapéu ou boné / calças compridas, indispensável para o tipo de passeio.
É necessário que façam contato com os organizadores para a confirmação da presença:
TELEFONES PARA CONTATO:
Melquisedeque Duarte: cel. 22- 98656681
Celeste: 22- 3852.1443 - celulares: 92266774 / 88420152

“Uma caminhada na Natureza pode ter dois sentidos: um para o destino escolhido e o outro para dentro de si mesmo.” (Marcus Pavani)

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria