Pular para o conteúdo principal

O baile dos Brothers

 


O relógio da vida insiste em correr, e os anos 2012, 2013 e 2014, marcados pelas batidas vibrantes do The Brothers no Salão Nobre do Clube XV, hoje não passam de capítulos reluzentes num diário que o tempo, com sua grafia serena, insiste em não deixar apagar.

Lembro-me de como o Big Brother nos é apresentado: uma montra de vidas editadas, dramas efêmeros e a torcida nervosa por quem pouco conhecemos.

 Eu olho para isso e sinto a distância de um abismo geracional. 

O meu "BBB" sempre foi outro. O meu reality show favorito sempre teve uma trilha sonora imbatível: as guitarras de Harrison, o baixo de McCartney, o arranjo orquestral de um sucesso do Roupa Nova ou o sotaque apaixonado de um Rei que embalou nossos primeiros beijos no Aero Clube.

O baile de 13 de outubro de 2012 não foi apenas uma reunião social; foi um experimento de contra-fluxo. Enquanto o mundo lá fora se dividia entre seguidores de perfis digitais, nós voltávamos para a fisicalidade da existência.

 É estranho pensar que, para muitos hoje, a nostalgia é um produto consumido através de uma tela. Para nós, em Miracema, a nostalgia foi suor no rosto, calçado confortável e a urgência de segurar a mão daquela pessoa que partilhou conosco os sonhos dos anos 50 e 60.

Rever Eliane foi como folhear um livro antigo cujas páginas, apesar do amarelar do tempo, continuam contendo a mesma essência.

 
E o China! Geraldinho trouxe na voz aquele tom de quem carrega um mundo dentro de si — o mundo das conversas compridas nas esquinas, dos reencontros que pareciam nunca terminar.

 Não importa que as juntas estivessem um pouco mais travadas ou que a respiração pedisse clemência nos ritmos mais frenéticos de Creedence. Naquele salão, o esforço era puro deleite.

Muitas vezes me perguntam se o sentimento que resta agora, anos depois, é de tristeza pela finitude daqueles encontros. A minha resposta é invariavelmente não. Existe uma serenidade curiosa no fato de sabermos que "Miracemense ausente" não é apenas quem mudou o CEP de sua casa. É uma condição da alma. É a música que, como bem defini na nota daquela crônica, continua ecoando dentro do peito, independentemente de onde o GPS marque que estamos.

Os encontros mudaram de roupagem. O baile clássico tornou-se o abraço fugaz nas festas de maio, entre um gole de café e um papo apressado sobre as novas vidas. Mas, à noite, quando o silêncio se instala e a tecnologia finalmente descansa, eu coloco uma música daqueles anos dourados para tocar. 

É aí que o salão do Clube XV se ilumina novamente. Eu vejo os rostos de Celestino, de Vânia, de Cremilda, e de tantos cujos nomes, mesmo quando o papel é insuficiente, não deixam de ocupar um lugar privilegiado na prateleira das minhas lembranças. A saudade, essa intrusa maravilhosa, levanta-se, veste seu melhor traje e convida o coração para dançar. 

Não, não estamos tristes porque o tempo passou. Estamos inteiros porque fomos os protagonistas daquele filme que nenhum canal a cabo conseguiu replicar.

Aquela noite de 2012 não acabou. 

Ela apenas mudou de lugar e foi morar, em caráter definitivo, no registro mais profundo do que significa, de fato, estar vivo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momentos inesquecíveis/Bola de Ouro

  Essa Bola de Ouro de 1987 não é apenas uma lembrança. É um pedaço da história do rádio esportivo brasileiro, e mru nome está lá, entre tantos gigantes da comunicação! Agora essa recordação ganhou a moldura que merece. E nosso baú de memórias continua crescendo. Ainda temos muita história para contar e muita emoção para reviver! ❤️🏆

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O que é um centro histórico de uma cidade? É tudo aquilo que um dia foi história e, certamente, onde tudo começou. Correto. Então o centro histórico de Miracema seria na Praça Dona Ermelinda e seu entorno? Certo? Não. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas da cidade o Centro Histórico é tão somente a Rua Direita, que anos atrás era o pulmão do município e hoje, infelizmente, o que resta são os poucos casarões que embelezam a atual Rua Marechal Floriano. Em coluna especial, no meio deste ano, sugeri que este nome, Marechal Floriano, fosse retirado e que a Rua Direita se dividisse em quatro partes, cada uma levando o nome de um dos heróis da emancipação, ou seja, “Os Quatro Diabos”. Uns gostaram e outros me criticaram, mas é apenas uma opinião de um miracemense ausente e você pode ter a sua que não contestarei em hipótese alguma. O centro histórico não tem mais os bazares, como a casa Cacheado, os armazéns, como o do Seu Pinheiro, as sorveteiras, como a do Abdo, os bares, como ...

A saideira que não aconteceu

  Hoje seria nossa despedida de Belém.  Seria. Fomos obrigados a abortar o passeio de dois dias à Ilha de Marajó, reflexo ainda da queda em que conheci, literalmente, o chão de Alter do Chão. Não me sinto seguro para me aventurar pelas águas amazônicas ou pelas terras de Marajó. Ficará para outra oportunidade. Mas Belém ainda tinha muito a nos mostrar. Hoje fomos ao Mercado Ver-o-Peso para saber o quanto pesaria, em nosso roteiro, aquele lugar tão famoso instalado às margens da Baía do Guajará. E minha impressão é de que realmente merece nota máxima, embora ainda precise de alguns retoques em seu ambiente. Foi uma manhã inteira girando por lá. Comprinhas de lembranças, observação de uma mistura interessante entre o antigo e o moderno, contato com o artesanato regional e, principalmente, a oportunidade de sentir de perto o calor humano do povo paraense. Eu e Marina vimos também a nossa primeira chuva da tarde em Belém. E foi de dentro de um táxi. Durante uns quinze minutos...