Pular para o conteúdo principal

Baú do Penacho - Forminguinhas ensinadas

 


O PIANISTA, AS FORMIGUINHAS E OS LADRÕES PESCADORES

Baú do Penacho — Causos, fatos, histórias e crônicas

Li no G1, depois de ver uma manchete no Twitter, a notícia de um roubo inusitado em Belo Horizonte. A criatividade dos amigos do alheio me fez recordar um diálogo curioso, ocorrido há muitos anos, lá na minha terrinha.

Se nas Minas Gerais os gatunos utilizaram varas de pescar improvisadas com bambus, galhos e ganchos, em Miracema, mais precisamente na Praça Ary Parreiras, um amigo tentava me ensinar uma técnica ainda mais sofisticada: domar formiguinhas para retirar dinheiro da caixa registradora do meu avô Vicente Dutra.

— Eu tenho umas dez, de vários tamanhos. Coloco uma na ponta de um barbante e a danada entra pelo buraco da registradora, pega uma notinha e pronto! Dá para sair pela rua e, às vezes, até ir ao cinema — garantia o filho do padeiro.

Aquilo despertou minha curiosidade.

— Mas como é que faço para domar as formiguinhas? — perguntei, já interessado em aprender o truque.

O professor explicou, com a segurança de quem dominava o assunto:

— É fácil. Só não pode prender muito, senão elas morrem. Deixe a formiga livre e coloque na direção da gaveta onde ficam as notas de maior valor. Se ela, principalmente a cabeçuda, pegar a nota e travar, é só puxar o barbante. A nota vem e você faz a festa!

Juro que tentei. Mas não consegui domar as formiguinhas. E, para dizer a verdade, também não tive coragem de catar uma grana do meu avô.

Afinal, eu tinha tudo com ele. Não seria por uma ou duas notinhas de cruzeiros que colocaria em risco meu prestígio junto ao velho Vicente.

Voltemos a Belo Horizonte.

Por lá, segundo a notícia, a turma deitou e rolou. Os rapazes do alheio conseguiram pescar um notebook que estava sobre a mesa de um professor. Não satisfeitos com a pescaria, desceram até a sala da direção, arrombaram a porta e fizeram a limpa nos computadores, posteriormente vendidos a um receptador da capital mineira.

Mas a história das registradoras ainda me reserva outra lembrança.

Conheci, certa vez, um garçom de um bar na Tijuca, no Rio de Janeiro, de quem fiquei amigo. A amizade terminou quando o rapaz foi surpreendido em flagrante pelo dono do estabelecimento, um português doce e boa gente, enquanto tentava fazer uma retirada não autorizada da caixa registradora.

O bar ficava nas proximidades da fábrica da Brahma.

Naquele dia, percebi um movimento diferente e, curioso como sempre, entrei perguntando a Joaquim, filho do português, o que havia acontecido.

Antes que ele respondesse, ouvi um grito vindo dos fundos:

— Foi tudo um engano! Foi tudo um engano!

Era o meu agora ex-amigo, tentando explicar o inexplicável.

Joaquim não deixou barato:

— Engano nada! Sabe o que aconteceu? Meu pai pegou o sujeito batendo nas teclas da registradora e tentando pegar dinheiro na mão grande!

O acusado, porém, tinha uma explicação pronta. E que explicação!

— É mentira! Eu estava aprendendo a tocar piano! Minha irmã disse que os botões da registradora do seu Arthur são iguais aos do piano que ela toca na escola!

Pronto. Estava inventado o pianista da caixa registradora.

E não é que a história acabou ganhando vida própria?

Lá na terrinha, quando o filho de algum dono de bar, restaurante ou padaria se aproximava da caixa registradora, sempre aparecia um engraçadinho para perguntar:

— E aí, vai tocar piano?

Moral da história?

Uns pescavam computadores. Outros tentavam ensinar formigas a carregar dinheiro. E havia quem confundisse caixa registradora com instrumento musical.

Eu, felizmente, não aprendi a domar formigas nem a tocar piano.

Mas aprendi que, para tirar dinheiro de uma caixa registradora, a imaginação de certos artistas não tem limites.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momentos inesquecíveis/Bola de Ouro

  Essa Bola de Ouro de 1987 não é apenas uma lembrança. É um pedaço da história do rádio esportivo brasileiro, e mru nome está lá, entre tantos gigantes da comunicação! Agora essa recordação ganhou a moldura que merece. E nosso baú de memórias continua crescendo. Ainda temos muita história para contar e muita emoção para reviver! ❤️🏆

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O que é um centro histórico de uma cidade? É tudo aquilo que um dia foi história e, certamente, onde tudo começou. Correto. Então o centro histórico de Miracema seria na Praça Dona Ermelinda e seu entorno? Certo? Não. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas da cidade o Centro Histórico é tão somente a Rua Direita, que anos atrás era o pulmão do município e hoje, infelizmente, o que resta são os poucos casarões que embelezam a atual Rua Marechal Floriano. Em coluna especial, no meio deste ano, sugeri que este nome, Marechal Floriano, fosse retirado e que a Rua Direita se dividisse em quatro partes, cada uma levando o nome de um dos heróis da emancipação, ou seja, “Os Quatro Diabos”. Uns gostaram e outros me criticaram, mas é apenas uma opinião de um miracemense ausente e você pode ter a sua que não contestarei em hipótese alguma. O centro histórico não tem mais os bazares, como a casa Cacheado, os armazéns, como o do Seu Pinheiro, as sorveteiras, como a do Abdo, os bares, como ...

A saideira que não aconteceu

  Hoje seria nossa despedida de Belém.  Seria. Fomos obrigados a abortar o passeio de dois dias à Ilha de Marajó, reflexo ainda da queda em que conheci, literalmente, o chão de Alter do Chão. Não me sinto seguro para me aventurar pelas águas amazônicas ou pelas terras de Marajó. Ficará para outra oportunidade. Mas Belém ainda tinha muito a nos mostrar. Hoje fomos ao Mercado Ver-o-Peso para saber o quanto pesaria, em nosso roteiro, aquele lugar tão famoso instalado às margens da Baía do Guajará. E minha impressão é de que realmente merece nota máxima, embora ainda precise de alguns retoques em seu ambiente. Foi uma manhã inteira girando por lá. Comprinhas de lembranças, observação de uma mistura interessante entre o antigo e o moderno, contato com o artesanato regional e, principalmente, a oportunidade de sentir de perto o calor humano do povo paraense. Eu e Marina vimos também a nossa primeira chuva da tarde em Belém. E foi de dentro de um táxi. Durante uns quinze minutos...