Pular para o conteúdo principal

A vingança do Amaury

 O BAÚ DO PENACHO — UMA HISTÓRIA DE 2009

Amigos e amigas do nosso querido Colégio de Pádua!

Em quase todos os nossos encontros, o velho amigo Amaury, companheiro de escola de Marina, me pede para contar uma história dos tempos em que defendia o Goiás.

Pois bem, resolvi atender ao pedido e recuperar uma crônica que escrevi em 2009, contando uma das aventuras desse goleirão que, além de defender grandes clubes, sempre soube colecionar bons causos.

A história envolve um goleiro galã, uma torcida feminina, uma substituição pra lá de suspeita e uma vingança que quase custou um título!

Amaury, agora a história é pública. E você está intimado a confirmar tudo!

Boa leitura e boas gargalhadas!


AMAURY, O GOLEIRO, O GALÃ E UMA VINGANÇA NO SERRA DOURADA

Do Baú do Penacho — Crônica de 2009

O Paduano foi um dos destaques da semana no nosso Papo de Bola. Não por estar realizando uma excelente campanha na Terceira Divisão. Longe disso! O Paduano foi destaque pela sequência de derrotas e pela troca de treinador. Assumiu o ex-goleiro Amaury, que teve ótima passagem pelo Flamengo, onde começou, e pelo Goiás, onde fez sucesso e até hoje é lembrado pela longa invencibilidade na meta alviverde.

Amaury também vestiu a gloriosa camisa do Americano e encerrou a carreira usando outra número um alvinegra, a do Tupi, de Juiz de Fora.

Não ficou rico de dinheiro no bolso, mas é milionário em causos e histórias, segundo ele, rigorosamente verídicas, vividas no mundo da bola.

Hoje, por ser domingo, trago uma passagem deste grande amigo e adversário. Nossos duelos são famosos na região. E a história aconteceu justamente naquele período de longa invencibilidade no gol do Goiás Esporte Clube.

— Meu reserva — começa Amaury — era considerado um dos jogadores mais bonitos do Brasil. Vinha do São Paulo e até que era um bom goleiro.

Os jogos iam passando e eu, graças aos meus companheiros de defesa e à minha boa fase, não tomava gol. Também não levava sustos com bolas de longa distância. A zaga mandava todas para as arquibancadas.

Um dia teria que chegar a vez do reserva, mas estava difícil colocar o garoto em campo. Eram jogos decisivos. Naquele tempo, os campeonatos eram disputados em três turnos e não havia esse Brasileirão prolongado.

— No primeiro clássico contra o Atlético Goianiense — continua Amaury —, a torcida até se assanhou, pedindo a entrada do Barbiroto, o goleiro galã. Fiquei com a pulga atrás da orelha. Depois descobri que eram as meninas da faculdade que formavam um coro para me derrubar e abrir uma vaga para o ídolo delas.

Tudo bem! Sua hora vai chegar, pensei, ao passar pelo companheiro no intervalo da partida.

Veio um jogo fácil, contra o Goianésia, e a invencibilidade foi mantida. O time esmeraldino continuava na ponta, cheio de moral com os torcedores.

— E eu estava com tudo! Sentia-me um verdadeiro Marcial, ídolo do Flamengo na década de 60, dentro dos três paus do Verdão.

No domingo seguinte, o clássico mais famoso do estado, contra o Vila Nova, que vinha logo atrás da gente, com dois pontos perdidos. Naquele tempo, a vitória valia apenas dois pontos. Um triunfo do adversário embolaria a competição e levaria a decisão para um jogo extra.

Bola rolando e nosso time não se acertava. O ataque parecia nunca ter jogado junto, nem sequer participado de um coletivo. Nossa defesa era um queijo suíço, cheia de buracos. Sobrava para mim o bagaço da laranja.

Fiz milagres e o zero a zero continuava incomodando os adversários. Afinal, o empate nos dava o título antecipado, já que o último jogo seria contra um pequeno, cujo nome nem me lembro.

Veio o segundo tempo. Nosso treinador ajustou as peças e fizemos dois a zero antes dos quinze minutos.

Foi aí que começaram os gritos histéricos das meninas.

Como a coisa estava ficando fácil, resolvi cumprir minha promessa: dar uma chance ao garoto bonito.

— Caí no chão, pedi os médicos e deixei o campo de maca. Na hora da troca das luvas, ele me disse, assustado:

— Vai me botar numa fria!

Respondi na mesma hora:

— Eu segurei até agora e você vivia insistindo para jogar. Pois chegou sua vez! Vá lá e mostre serviço. Garanta-se junto à sua pequena torcida!

Eu sabia que tinha colocado o menino numa fria. Mas era minha vingança contra as gurias e também contra alguns dirigentes mais chegados — entenderam? — que viviam no vestiário abraçados com meu reserva, mas com segundas intenções.

O rapaz entrou.

Primeira bola: SACO!

O Vila Nova marcou o primeiro.

Segundo lance: SACO!

O Vila Nova empatou!

Metade do Serra Dourada ficou em silêncio. As meninas, que até então faziam a maior algazarra, também se calaram.

Os jogadores olhavam para mim como se eu fosse o culpado de tudo.

O jogo se arrastou até o apito final. O empate nos deu o título e os dirigentes, aqueles que não eram tão chegados ao rapaz, trataram de dispensá-lo.

O garoto nunca mais conseguiu se firmar no mundo da bola.

— Futebol não é lugar para mocinho bonito, e sim para homens. É num jogo desses que se separam os meninos dos homens!

Assim encerrou sua história o goleirão Amaury, que ainda desfruta de enorme prestígio nas terras do Centro-Oeste brasileiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momentos inesquecíveis/Bola de Ouro

  Essa Bola de Ouro de 1987 não é apenas uma lembrança. É um pedaço da história do rádio esportivo brasileiro, e mru nome está lá, entre tantos gigantes da comunicação! Agora essa recordação ganhou a moldura que merece. E nosso baú de memórias continua crescendo. Ainda temos muita história para contar e muita emoção para reviver! ❤️🏆

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O que é um centro histórico de uma cidade? É tudo aquilo que um dia foi história e, certamente, onde tudo começou. Correto. Então o centro histórico de Miracema seria na Praça Dona Ermelinda e seu entorno? Certo? Não. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas da cidade o Centro Histórico é tão somente a Rua Direita, que anos atrás era o pulmão do município e hoje, infelizmente, o que resta são os poucos casarões que embelezam a atual Rua Marechal Floriano. Em coluna especial, no meio deste ano, sugeri que este nome, Marechal Floriano, fosse retirado e que a Rua Direita se dividisse em quatro partes, cada uma levando o nome de um dos heróis da emancipação, ou seja, “Os Quatro Diabos”. Uns gostaram e outros me criticaram, mas é apenas uma opinião de um miracemense ausente e você pode ter a sua que não contestarei em hipótese alguma. O centro histórico não tem mais os bazares, como a casa Cacheado, os armazéns, como o do Seu Pinheiro, as sorveteiras, como a do Abdo, os bares, como ...

A saideira que não aconteceu

  Hoje seria nossa despedida de Belém.  Seria. Fomos obrigados a abortar o passeio de dois dias à Ilha de Marajó, reflexo ainda da queda em que conheci, literalmente, o chão de Alter do Chão. Não me sinto seguro para me aventurar pelas águas amazônicas ou pelas terras de Marajó. Ficará para outra oportunidade. Mas Belém ainda tinha muito a nos mostrar. Hoje fomos ao Mercado Ver-o-Peso para saber o quanto pesaria, em nosso roteiro, aquele lugar tão famoso instalado às margens da Baía do Guajará. E minha impressão é de que realmente merece nota máxima, embora ainda precise de alguns retoques em seu ambiente. Foi uma manhã inteira girando por lá. Comprinhas de lembranças, observação de uma mistura interessante entre o antigo e o moderno, contato com o artesanato regional e, principalmente, a oportunidade de sentir de perto o calor humano do povo paraense. Eu e Marina vimos também a nossa primeira chuva da tarde em Belém. E foi de dentro de um táxi. Durante uns quinze minutos...