Pular para o conteúdo principal

A primeira neta e primeira emoção do vovô

 

LUNA — O DIA EM QUE NASCI AVÔ

Uma crônica de Adilson Dutra — 2011

Quando Gisele ligou avisando que estava saindo para o hospital e que tudo corria conforme o planejado, senti aquele frio na barriga que não se explica. Pensei com meus botões: finalmente, o sonho estava prestes a virar realidade.

Naquele momento, só me restava torcer para que Luna chegasse cercada de paz, saúde e proteção dos anjos. Afinal, aquela menina, antes mesmo de nascer, já era um anjinho abençoado pelo Senhor.

Confesso que me faltou coragem para ir até a maternidade. A lembrança do episódio com David, meu sobrinho-neto, que chegou para Thais, ainda estava muito viva em minha memória. E, por alguns instantes, confesso também que medrei.

Preferi ficar no bar, ao lado dos amigos, esperando a ligação de Marina com a notícia que mudaria definitivamente a minha vida.

E ela veio!

Por volta das nove da noite, Luna chegou ao mundo. Tudo correu dentro da normalidade esperada, Gisele passou bem pela cirurgia e a família ganhou uma nova estrela.

Adalberto, meu genro, filmou, fotografou, vibrou e não escondeu a emoção. Quando pegou a pequena Luna nos braços, exibiu-a com o orgulho de quem acabara de conquistar o maior troféu da vida.

E eu? Continuei esperando a minha vez de conhecer aquela pequena criatura que já havia provocado uma revolução nos sentimentos da família Dutra.

Somente doze horas depois do nascimento fui conhecer, de perto, o motivo de tanta felicidade.

Luna era doce, meiga, com os trejeitos da mãe e um charme especial que, logo no primeiro encontro, conquistou definitivamente este vovô coruja que vos fala.

Mas havia um pequeno detalhe: eu ainda não tinha criado coragem para pegá-la no colo!

Logo eu, que carreguei Ralph, Gisele e Leandro quando eram pequenos, agora me via diante de uma menininha que parecia feita de porcelana. Preferia ficar pertinho, admirando seus olhinhos azuis — será que permanecerão assim? — e observando cada movimento.

Ela se espreguiçava com vontade, fazia suas primeiras gracinhas e parecia anunciar, sem precisar dizer uma palavra, que havia chegado para ocupar o centro das atenções.

E conseguiu!

Contava os minutos para vencer o receio, tomá-la nos braços e anunciar ao mundo, com aquele orgulho que só os avós conhecem:

— Esta é Luna. Minha neta!

A primeira de muitas?

Não sei. Perguntem a Ralph, Gisele e Leandro. Só eles têm a resposta!

Os amigos já começaram a me chamar de vovô coruja. Mas, se existe uma corujona nesta história, seu nome é Marina.

A vovó estreante não para de paparicar a pequena. Está encantada, emocionada e completamente entregue à nova função. Sua felicidade contagia a todos nós.

Luna já virou o xodó da família.

E, pelo jeito, ainda vai dar muito trabalho quando crescer! Com aquela pele morena, os olhos azuis e um charme que já veio de fábrica, imagino que Adalberto terá boas razões para se preocupar daqui a alguns anos.

Mas isso é assunto para o futuro.

Hoje, quero apenas contemplar esta pequena maravilha que chegou para iluminar nossos dias, multiplicar nossos sorrisos e ensinar que o amor de um avô tem uma dimensão que a gente só descobre quando se torna um.

Seja bem-vinda, Luna!

Você chegou pequenininha, mas já ocupa um espaço imenso em nossos corações.

A estrela maior da nossa família acaba de nascer. Luna Dutra Magno 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momentos inesquecíveis/Bola de Ouro

  Essa Bola de Ouro de 1987 não é apenas uma lembrança. É um pedaço da história do rádio esportivo brasileiro, e mru nome está lá, entre tantos gigantes da comunicação! Agora essa recordação ganhou a moldura que merece. E nosso baú de memórias continua crescendo. Ainda temos muita história para contar e muita emoção para reviver! ❤️🏆

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O que é um centro histórico de uma cidade? É tudo aquilo que um dia foi história e, certamente, onde tudo começou. Correto. Então o centro histórico de Miracema seria na Praça Dona Ermelinda e seu entorno? Certo? Não. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas da cidade o Centro Histórico é tão somente a Rua Direita, que anos atrás era o pulmão do município e hoje, infelizmente, o que resta são os poucos casarões que embelezam a atual Rua Marechal Floriano. Em coluna especial, no meio deste ano, sugeri que este nome, Marechal Floriano, fosse retirado e que a Rua Direita se dividisse em quatro partes, cada uma levando o nome de um dos heróis da emancipação, ou seja, “Os Quatro Diabos”. Uns gostaram e outros me criticaram, mas é apenas uma opinião de um miracemense ausente e você pode ter a sua que não contestarei em hipótese alguma. O centro histórico não tem mais os bazares, como a casa Cacheado, os armazéns, como o do Seu Pinheiro, as sorveteiras, como a do Abdo, os bares, como ...

A saideira que não aconteceu

  Hoje seria nossa despedida de Belém.  Seria. Fomos obrigados a abortar o passeio de dois dias à Ilha de Marajó, reflexo ainda da queda em que conheci, literalmente, o chão de Alter do Chão. Não me sinto seguro para me aventurar pelas águas amazônicas ou pelas terras de Marajó. Ficará para outra oportunidade. Mas Belém ainda tinha muito a nos mostrar. Hoje fomos ao Mercado Ver-o-Peso para saber o quanto pesaria, em nosso roteiro, aquele lugar tão famoso instalado às margens da Baía do Guajará. E minha impressão é de que realmente merece nota máxima, embora ainda precise de alguns retoques em seu ambiente. Foi uma manhã inteira girando por lá. Comprinhas de lembranças, observação de uma mistura interessante entre o antigo e o moderno, contato com o artesanato regional e, principalmente, a oportunidade de sentir de perto o calor humano do povo paraense. Eu e Marina vimos também a nossa primeira chuva da tarde em Belém. E foi de dentro de um táxi. Durante uns quinze minutos...