Pular para o conteúdo principal

Costa Amalfitana

 


A Costa Amalfitana não é apenas um trajeto; é uma coreografia feita de pedra, precipícios e sal. Diziam, os amigos que por lá estiveram, que subi-la de carro seria o passeio dos sonhos. Mas, como todas as lendas de viagem, a realidade superou qualquer expectativa descrita em fotos de redes sociais. O mérito de nossa jornada coube ao primo Miguel Antinarelle, que nos presenteou com essa imersão mediterrânea, tornando-se o arquiteto de memórias que levaremos pela vida inteira.

Ao iniciarmos a rota, logo compreendemos que o título de "estrada mais bonita do mundo" não é um exagero turístico, mas uma constatação geográfica. São 43 quilômetros de pura adrenalina e deslumbramento natural. Entre Salerno e Positano, o asfalto serpenteia a encosta como se tentasse, sem sucesso, seguir uma linha reta. A cada curva, a paisagem se abria em um leque novo de tons de azul e rochas calcárias que parecem mergulhar, orgulhosas, no Tirreno.

A logística, na prática, era sabotada pela própria beleza. É impossível ser eficiente nesta estrada. Parávamos a cada meia hora. O freio do carro, guiado por Miguel com uma paciência de quem entende o tempo do lugar, tornava-se o nosso botão de "pausa" para a realidade. Lá do alto, observávamos o formigueiro colorido dos turistas — que ali chegam aos borbotões — tornando-se pequenas peças de um cenário onde a grandiosidade da natureza humilha qualquer esforço arquitetônico humano.

A primeira parada definitiva foi Amalfi. A cidade, que um dia partilhou o domínio dos mares como um dos quatro pilares das poderosas repúblicas marítimas ao lado de Pisa, Gênova e Veneza, conserva a dignidade dos que foram soberanos. Hoje, o poder é outro: a autoridade absoluta do seu charme. Sentamos em um daqueles cafés centrais, onde o tempo parece condensar-se no aroma de um espresso, e observamos o vaivém do calçadão, com as montanhas íngremes protegendo a cidade como uma fortaleza natural.


Mas é Positano quem, sem pedir licença, rouba o fôlego final. Ao estacionar, fomos recepcionados pelo Mediterrâneo, um espetáculo de águas tão cristalinas e azuis que parecem projetadas por algum filtro sobrenatural. Positano não se visita; se experimenta, sentindo o sol bater nas faces e a brisa salgada lavar as preocupações deixadas no continente.

Contudo, há que se ter estômago para tanta beleza. A rodovia é o cenário de um balé arriscado. A via é estreita, um abraço apertado entre a montanha e o abismo. Os nativos, verdadeiros "pilotos acrobatas" em seus carros compactos, cortam as curvas com uma naturalidade que, para um forasteiro, parece loucura. E os motociclistas? Ah, esses tratam a Costa Amalfitana como o seu autódromo pessoal, zunindo pelas descidas europeias com a destreza e a audácia de quem conhece cada centímetro de asfalto por instinto.

Não curtimos cada metro com a exaustão dos locais, mas o que Miguel nos proporcionou foi a essência pura. Foi suficiente para selar a verdade absoluta dos cronistas e dos sites especializados: se você se autointitula um amante de viagens, este roteiro não é uma opção; é um item obrigatório em qualquer checklist da existência. 

A Costa Amalfitana é uma cicatriz dourada na face da Itália, um caminho que não te leva apenas de Salerno a Positano, mas para um lugar onde a própria geografia decide te lembrar que a vida, quando vista de um precipício sobre o mar azul, é, antes de tudo, um privilégio.

Ainda falta a jornada até Pompéia, capítulo que guardarei para uma próxima narrativa, fechando este ciclo memorável do nosso giro de março de 2018.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momentos inesquecíveis/Bola de Ouro

  Essa Bola de Ouro de 1987 não é apenas uma lembrança. É um pedaço da história do rádio esportivo brasileiro, e mru nome está lá, entre tantos gigantes da comunicação! Agora essa recordação ganhou a moldura que merece. E nosso baú de memórias continua crescendo. Ainda temos muita história para contar e muita emoção para reviver! ❤️🏆

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O que é um centro histórico de uma cidade? É tudo aquilo que um dia foi história e, certamente, onde tudo começou. Correto. Então o centro histórico de Miracema seria na Praça Dona Ermelinda e seu entorno? Certo? Não. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas da cidade o Centro Histórico é tão somente a Rua Direita, que anos atrás era o pulmão do município e hoje, infelizmente, o que resta são os poucos casarões que embelezam a atual Rua Marechal Floriano. Em coluna especial, no meio deste ano, sugeri que este nome, Marechal Floriano, fosse retirado e que a Rua Direita se dividisse em quatro partes, cada uma levando o nome de um dos heróis da emancipação, ou seja, “Os Quatro Diabos”. Uns gostaram e outros me criticaram, mas é apenas uma opinião de um miracemense ausente e você pode ter a sua que não contestarei em hipótese alguma. O centro histórico não tem mais os bazares, como a casa Cacheado, os armazéns, como o do Seu Pinheiro, as sorveteiras, como a do Abdo, os bares, como ...

A saideira que não aconteceu

  Hoje seria nossa despedida de Belém.  Seria. Fomos obrigados a abortar o passeio de dois dias à Ilha de Marajó, reflexo ainda da queda em que conheci, literalmente, o chão de Alter do Chão. Não me sinto seguro para me aventurar pelas águas amazônicas ou pelas terras de Marajó. Ficará para outra oportunidade. Mas Belém ainda tinha muito a nos mostrar. Hoje fomos ao Mercado Ver-o-Peso para saber o quanto pesaria, em nosso roteiro, aquele lugar tão famoso instalado às margens da Baía do Guajará. E minha impressão é de que realmente merece nota máxima, embora ainda precise de alguns retoques em seu ambiente. Foi uma manhã inteira girando por lá. Comprinhas de lembranças, observação de uma mistura interessante entre o antigo e o moderno, contato com o artesanato regional e, principalmente, a oportunidade de sentir de perto o calor humano do povo paraense. Eu e Marina vimos também a nossa primeira chuva da tarde em Belém. E foi de dentro de um táxi. Durante uns quinze minutos...