Sonhos de Lili

 

Minha mãe teve apenas o primário como formação escolar, no seu tempo o curso era completo e o aluno tinha uma gama de ensinamentos que hoje não vejo mais, por isto, e também pela vontade que Lili tinha de aprender, ela era leitora assídua de livros de história e geografia e, depois de casada, meu avô Vicente era assinante do O Jornal e do Diário de Notícias, era normal a ver sentada, após o trabalho no bar, lendo o jornal, que naquele tempo "era de ontem", Seu Nenê Amaral recebia os exemplares no trem noturno e só distribuía no dia seguinte. 

Mas voltamos a Dona Lili, minha inesquecível mãe, que hoje (29 de julho) completaria 97 anos e foi para o Oriente Eterno muito cedo, com apenas 67 anos de idade e por isto não teve a oportunidade de ser nossa companheira nas viagens que fizemos pelo Brasil e pelo mundo. Mamãe era apaixonada por viagens, gosto que herdei dela, e tinha alguns sonhos de conhecer um punhado de lugares, como a Torre de Pisa (foto acima) e que nós, eu e Marina, tivemos o prazer de realiza-los para ela. 

Mamãe falava de uma árvore, em uma praia de Fortaleza, tinha a foto em um livro de geografia que mostrava sempre para os filhos. "Aqui é o Gogó da Ema, uma árvore torta na praia de Ponta Verde na capital cearense". Pois é, sonhos são para serem realizados, se ela não foi nós fomos, três anos após seu falecimento, e embora não tenha mais a famosa árvore vimos o lugar e fotografamos para colocar em nosso álbum de viagem, veja a foto ao lado e confirme porque Gogó da Ema, foto tirada do foldem do Hotel Gogó da Ema, no Google. 

Quando nos preparávamos para uma viagem longa a Europa, em 2008,
pensamos no roteiro e como ficaríamos 22 dias andando pelo Velho Continente escolhemos alguns pontos para mais realizações dos sonhos de Lili. Portugal seria nossa primeira parada e pensamos e fizemos questão de colocar o Santuário de Fátima como destaque. Conseguimos o passeio e chegamos lá em setembro de 2008 e pedimos que Nossa Senhora nos abençoasse na viagem e cuidade bem de mamãe lá onde mora no momento. Fátima foi espetacular e por lá tive uma crise de choro incrível e só me contive quando adentramos a Capela da Virgem Maria e fiz uma oração para ela e para minha Lili. 
Voltamos depois de oito anos levando a mana Maria Celeste e foi novamente uma emoção sem tamanho. Celeste vibrou e contou as mesmas histórias que eu sempre ouvi de mamãe. 

Claro que os livros daquele tempo, anos 1940, contavam muito sobre a França, Paris e, principalmente o maior cartão postal da cidade, a Torre Eiffel, e Lili dizia sempre que gostaria de subir lá no alto da torre e apreciar a Cidade Luz. Era uma apaixonada pelos monumentos do mundo e nós realizamos um outro sonho dela: Subimos a Torre Eiffel e admiramos Paris lá do alto, e mais uma vez as lágrimas desceram na face deste chorão insistente. O Louvre, outro lugar cantado e prosa e verso por ela também foi visitado, a chegada ao Museu me remeteu as páginas dos livros e das revistas que ela colecionava para nos mostrar as belezas do mundo. Cultura e vontade de viajar estavam juntas a mamãe e nós, eu e Marina, estamos sempre procurando agendar nossos roteiros com os sonhos dela. 

Roma, a Cidade Eterna, o Vaticano a Torre de Pisa e outros pontos
turísticos da Itália estavam sempre no roteiro imaginário de mamãe e no momento em que traçamos o nosso roteiro, com o Rildo Júnior, hoje proprietário da Ville Turismo, comentei se era possível incluir estes lugares. Ele respondeu: - Vocês acertaram na escolha, já incluíram Fátima, Paris e estes três destinos estão incluídos no roteiro que farão a partir de 21 de setembro. Nem acreditei, mais cartões postais guardados por Lili seriam transformados em fotos clicadas pelo seu filho e andar pelo Vaticano, visitar o Coliseu, ver de perto a Torre de Pisa, com suas histórias incriveis, e passear pela capital, Roma, como ela sempre sonhou foi o máximo. Que viagem espetacular, um verdadeiro achado e, tenho certeza, que depois de dez anos de sua passagem para a morada eterna, nos iluminou na escolha e realizamos parte de seus sonhos apenas em uma viagem de vinte e dois dias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria