E afinal, qual é o time dos sonhos?

Foi só eu escrever sobre minha paixão pelo Vasquinho, melhor time de Miracema nos últimos cinquenta anos (minha opinião) que alguns amigos encheram meu e-mail e meu wathzapp de mensagens sobre quais foram os melhores jogadores que vi jogar, em Miracema. 

Já escrevi sobre isto, tenho uma série de crônicas falando dos craques do meu tempo, dos caras que brilharam antes da minha geração chegar ao Estádio Municipal, mas que eu vi jogar ao vivo e em cores, dos que vieram depois, era de Bandeirantes e Associação, e sobre os craques das peladas do Ginásio e do Rink. 

Foram cinco ou seis textos, vou pedir permissão aos irmãos Barros para republica-los, em breve, mas não me recuso a responder as perguntas e, apesar de achar que é assunto já publicado, merecem minha atenção e em respeito aos leitores eu volto a falar sobre o tema, que chamo de time dos sonhos. 

Aqui não escalarei o time dos sonhos, vou comentar sobre o que os amigos leitores querem ler ou ouvir do colunista, como por exemplo, quem foi o melhor goleiro de Miracema? Pode até não ter sido o melhor, há quem prefira outros, mas o Eduardo Felix, ou Eduardo do Jeová, que jogou no Rink maravilhoso e invicto, foi um dos melhores ao lado do Bizuca, que também tem minha preferência. 

E por aí vamos escalando um time, se me permitem dizer é minha opinião pessoal e respeito a de todos vocês, aliás fica o convite para um papo sobre isto em qualquer canto da cidade, de preferência regada a uma boa cerveja, paga pelos amigos, claro. Mas vamos ao lateral direito, eu gostava muito do Evandro Monteiro, raça, amor e dedicação ao time que jogava. Seus irmãos, Ronaldo e Fernando, também poderiam ser escalados na posição. 

Aos amigos, mais novos e mais antigos, não me cobrem sobre o futebol pós 1985, não vivi este período na cidade e não posso julgar, a não ser aquela turma do Brasil/Bandeirantes, que vi jogar e gostava demais de todo o time, belo grupo formado pelo Deputado Linhares e que deu muita alegria ao torcedor de Miracema.

Não fugindo do assunto escalo logo a defesa que poderia ser a tal defesa do time dos sonhos. Valdir Souza, tem vaga, sóbrio, sério e estilo xerifão e por isto escalo ao seu lado o Piaza, clássico e elegante, um bate e o outro assopra tranquilidade. Na lateral esquerda eu fico com uma dúvida danada, quem seria o melhor lateral esquerdo da cidade em todos os tempos? Deixa eu pensar? 

Meu meio campo é fácil de escalar, Geraldinho, um cara bem ao estilo de hoje, craque e viril ao mesmo tempo, ao lado dele o Alvinho e completando com Ademir. No ataque é difícil e fácil ao mesmo tempo, difícil porque temos muitos craques e fácil porque entre eles tem Genúíno, Milton Cabeludo e Lauro Carvalho, mas tem também Braizinho, que não pode ficar fora de time algum, assim como os seus companheiros citados como atacantes. 

Viu só, você deve ter outros, eu também os tenho, mas me cobraram resposta e eu dei, e sabe do que é melhor? Você pode escolher mais e muito mais, pode ter Geneci ou Zé Geraldo no gol, pode ter Manoel Lima na zaga ou no meio campo, pode ter Júlio, Tininho ou Pestaninha, assim como o Zé Pestana, no meio campo, e no ataque você pode escolher Ronzê, Guguta, Biluzinho, e não pode deixar de fora o Cacá Moura, um dos melhores que vi jogar. 

Este negócio de escolher os melhores é muito complicado, até agora ainda não achei o meu lateral esquerdo preferido, tinha alguns que jogavam na raça e na vontade, como Athayde e Lula, tinha outros mais leves e mais elaborados como Gilson, Vilmar e João Campeão, tinha zagueiro como o Batista Leite, craque e elegante dentro e fora de campo, tinha um ponta como o Frederico Siqueira, bom de bola como o meia Emanoel Figueiredo, e, quer saber? 

Não dá para saber quais foram os melhores e o que tento dizer aqui é que na minha terra tinha craques de fazer inveja a muitos times do Brasil de hoje, noventa e nove por cento deles jogariam facilmente em um Flamengo, Santos, Palmeiras, Atlético ou Corinthians, digo isto sem medo de ser feliz. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria