MARK OLAF, UM AMIGO SUL AFRICANO

O amigo Mark Olaf, alemão naturalizado sul-africano, me escreve uma carta, isto mesmo, uma carta, que me foi entregue lá em Miracema, no último final de semana, por minhas irmãs. O detalhe interessante foi a forma com que Olaf endereçou a missiva, da forma que o ensinei, na década de 70, quando trabalhamos juntos no Hotel Regente, em Copacabana. Naquela época eu brincava que para falar comigo, na terrinha, bastava procurar pelo Adilson Penacho, e que se mandasse uma carta para o Penacho, no Bar do Zebinho, Miracema/RJ, ela chegava até a mim. Dito e feito, o amigo me enviou as noticias da sua terra, em abril deste ano, e a dita cuja, com o endereço aprendido aqui no Brasil, e a tal carta chegou. Atrasada, mas chegou.

Mark Olaf faz um convite para que eu vá, com toda a família, acho que ele pensa que estou rico e que tenho “bala na agulha” para sair do Brasil com cinco pessoas e bancando todas as despesas aérea. “A hospedagem eu garanto”, diz o sul-africano, acreditando que eu possa mesmo fazer uma viagem destas. Ele dividia comigo uma sala no escritório de conferência do Hotel Regente, nós éramos controladores de estoque do Restaurante Forno & Fogão e do Regente, e trocávamos idéias sobre o futebol mundial, ele, Olaf, sonhava em ser jornalista internacional e conseguiu apenas ser dono de uma agencia de automóveis na terra que escolheu para viver. E não uma marca qualquer, é representante da Mercedez Benz na África do Sul.
“Copa do Mundo de 2010 será realizada pela primeira vez no continente africano. A África do Sul, por ser o país-sede, é o único pré-classificado entre os trinta e dois países que participarão da Copa.
A África do Sul está construindo atualmente cinco novos estádios de futebol em preparação para a Copa do Mundo de 2010. Será a primeira vez da história do país que a região terá estádios especialmente dedicados ao futebol. Sob o antigo governo do Apartheid, estádios eram construídos exclusivamente para o rugby e o críquete.
A África do Sul tem pouca tradição no futebol, em 2002 participou da Copa da Coréia e do Japão no grupo B, sendo eliminada na 1ª fase da copa num grupo que tinha Espanha, Eslovênia e Paraguai, participou também da Copa de 98, na França.
Uma delegação da Fifa completou uma primeira visita à África do Sul depois que o país foi escolhido como sede da Copa do Mundo de 2010. Os dirigentes disseram na quarta-feira que vários aspectos técnico e legal foram debatidos antes dos membros da Fifa deixarem o país.
"A Fifa está procurando cumprir todo o processo do país-sede o mais rápido possível e vai montar um escritório na África do Sul no início do ano que vem", disse Danny Jordaan, que encabeça o Comitê local.
Um comitê de quatro homens, do qual Jordaan é um dos integrantes, foi composto para acertar a organização local, o que deve ser finalizado no mês que vem”. Diz o amigo em sua carta.
Mark Olaf me mandou o número de seu telefone e, aproveitando a promoção de minha operadora de celular, liguei para o velho amigo e troquei um dedo de prosa a respeito da possível troca de país sede da Copa 2010, por problemas envolvendo o vírus da Aids. Olaf foi franco e respondeu assim, também citando uma reportagem de Jordaan. “A reação de Jordaan foi a uma reportagem publicada pelo jornal "Business Day". Segundo esta, a Fifa já estaria trabalhando nos bastidores para transferir a sede do Mundial-2010 da África do Sul para a Austrália. Ainda de acordo com a reportagem, a mudança seria porque a África do Sul apresenta alta criminalidade, baixa qualidade de transporte público, alto índice de pessoas infectadas pelo vírus HIV e insuficiência de acomodações. Eu ouvi sobre essa história, mas realmente não estou interessado nela, disse Olaf. A imprensa local vem questionando sistematicamente a capacidade do país de sediar um evento tão grande quanto a Copa do Mundo, sobretudo por identificar no governo uma suposta lentidão em iniciar o processo”. Arrematou.
Que bonito é a amizade, trinta e seis anos após revejo, mesmo que em carta, um amigo que me recorda os bons momentos vividos no Regente e ainda se lembra que sou um apaixonado pelo futebol.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria