Da Serra Gaúcha ao Circuíto do Ouro
Ainda em 2014 fizemos um tour pela história do Brasil, a turma do Edifício Itaparica, nosso condominio, resolveu visitar as cidades de São João Del Rey e Tiradentes que dizem ser o melhor lugar para um feriado de semana Santa, e foi confirmado pelo quarteto de casais, eu e Marina, Paulinho e Sandra, Zé Mário e Lúcia, além do Marco Aurélio e Rosália.
Um final de semana cheio de movimento, santo e pagão, bares, cerveja, pinga e tira gosto, igrejas, procissão, religiosidade e muitas caminhadas pela terras do ouro.
E aqui, como na Serra Gaúcha, que conto aqui abaixo, também teve "Maria Fumaça", que corta um dos lugares mais bonitos de Minas Gerais, a travessia de São João Del Rei a Tiradentes.
No ano seguinte a visita a Brasília voltamos ao Sul e desta vez não foi só Gramado em nosso roteiro de viagem, que fizemos com as amigas Deise Arenare e Conceição Sales, ótimas companhias e pela primeira vez vimos de perto o famoso Natal Luz de Gramado.
Foi, e ainda é, um espetáculo que indico a quem for ainda um neótito em viagens e começar conhecendo um dos mais bonitos lugares e uma das festas mais inrterssantes do país é, sem dúvida alguma umótimo programa de começo de um turista doméstico.
Pela primeira vez andamos na velha e bonita "Maria Fumaça", saímos de Carlos Barbosa passando por Garibaldi até chegarmos a Bento Goçalves fazendo a chamada Epopéia Italiana, um grande passeio regado a bom vinho e um ótimo queijo para esquetar o frio da serra gaúcha.
Gostamos tanto daquele Circuito do Ouro que voltamos, em 2016, novamente de carroi pelas perigosas estradas mineiras, desta vez com os amigos de Miracema, Celestino e Wanea, para conhecer Ouro Preto, um velho sonho meu e de Marina.
Ficamos dois dias pela antiga Vila Rica e andamos, subimos ladeira, visitamos museu e minas, contratamos um jovem guia, excelente, para nos levar por todo o canto e recanto de Ouro Preto. Boa comida, boa musica e um bom passeio, que terminou em Tiradentes, dois dias depois, para encerrar com chave de ouro a visita ao circuito do ouro.
Claro que ainda teve visita a Congonhas, logo que chegamos, e a Marina, já na saída para Tiradentes, cidades que fazem parte deste triântulo espetaculaar das Minas Gerais.
Comentários