Conhecendo o Brasil - Do RJ ao RS

 Criei uma série, no Facebook, para responde a um amigo meu que insiste em dizer que devo abandonar a ideia de viajar pela Europa e América para conhecer o Brasil, que, segundo ele, que jamais saiu do Estado do Rio, e possivelmente nem mesmo de sua cidade natal, é o melhor lugar do mundo e, com isto eu condordo plenamente, este Brasil além de lindo tem um povo receptivo que nos faz viajar sempre com um sorriso no rosto.

Vou pela ordem de visita, claro que começando pelo nosso Estado do Rio, por onde passei por mais da metade das cidades seja a passeio ou trabalho. O que escolher no Rio de Janeiro? O Cristo? O Corcovado? Petrópolis? As praias da Região dos Lagos? As belezas do Sul Fluminense? Fico com uma imagem que o mundo conhece, o Cristo Redentor, na Capital do Estado, e assim inicio bem abençoado este passeio por este nosso Brasil.  

O começo foi com o Rio de Janeiro porque nasci em Miracema, divisa com Minas Gerais,

e pelo mesmo motivo o estado mineiro chega em segundo lugar nesta visita ao Brasil. Minas de grandes pontos turisticos, poderia ficar aqui um punhado de minutos, conheci 28 cidades de Minas Gerais e para escolher foi difícil. Seri a Belo Horizonte? A Serra da Piedade, em Caeté? Tiradente? Fico com Ouro Preto, um dos pontos turísticos mais visitados do país onde a historia do Brasil começou e nada melhor do que começar o passeio pelos estados, após o Cristo Redentor mostrado acima, com Ouro Preto, o berço da história do Brasil. 

Seguindo com mais um estado visitado nestes cinquenta anos de viagens pelo mundo, e, claro, pelo nosso Brasil. Terras capixabas, com praias e montanhas que mercem nosssa atenção e nossa visita. Foram 22 lugares visitados por nós no Espirito Santo e confesso que muitas nos deixaram impressionados. Algumas só conheci os estádios de futebol, onde fui a trabalho, mas outras, como turistas, me fizerem pensar em retornar e Guarapari sempre foi nosso cantinho de repouso. 

O que destacar aqui? As praias de Guarapari, Marataízes ou Piúma? As serras de
Domngos Marttins, Marechal Floriano? Sim, fico com a serra mas o lugar é um belo recanto italiano encravado na Serra onde se destaca a Pedra Azul e a Pedra do Lagarto, um belo passeio para ver e conhecer a festa da Polenta, tipicamente italiana. 

São Paulo de Campos do Jordão, de Ribeirão Preto, da capital de tantas visitas, de Aparecida do Norte, onde está nossa padroeira, Campinas e seu aeroporto tantas vezes descendo e subindo, e de outras dez cidades, como Bananal, divisa com o Estado do Rio que me encantou profundamente. Este estado é um dos que mais visito, perdi a conta de quantas vezes desci naquela bela rodoviária e nos aeroportos mais movimentados do país. 

Mas fico com a visita que fizemos a cidade abençoada, Aparecida do Norte, para escolher a foto foi muito difícil, a fé em Nossa Senhora ou a beleza natural de Campos do Jordão. Escolhi a cidade que homenageia Nossa Senhora, a minha padroeira pessoal, por quem clamo e chamo nos momentos difíceis. 

O primeiro voo ninguém esquece e foi pela Cruzeiro, que ainda era chamada de Cruzeiro do Sul, e partimos do Galeão, em dezembro de 1970, aceitando um convite da Primeira Dama do Mato Grosso, tia de Marina (Yone Campos) e por lá ficamos por trinta e seis dias, voltando já em 1980, após meu aniversário de trinta anos, conhecemos o Véu da Noita, o Pantanal, participamos de diversos eventos na Residência do Governador e, felizmente ainda pude comemorar meu aniversário com pompa de autoridade, levando para abrilhantar a festa um trio paraguaio cantador de guarânias, e, claro dei a minha "palinha". 

Seguimos para o Sul do País, onde fizemos nossa primeira viagem de férias, Serra Gaúcha e depois virou rotina as nossas viagens até os Pampas. Conhecemos toda a Serra, a capital Porto Alegre e a passeio, com Célio Silva e família, pudemos conhecer o folclore, a comida típica e as churrascarias mais destacadas da cidade. 

Mas Gramado é nosso destaque, por três vezes estivemos naquele lugar bucólico, um dos maiores cartões postais do país, cujo Natal Luz é destaque em todas as agências de viagens deste país. E a foto escolhida, ao lado, é de 1992 em nosso tour pela extinta Soletur, e foi este o quinto estado conhecido por nós. Seguimos nossa trajetória pelo nosso Brasil. 

Voltamos algumas outras vezes a Gramado e ao Rio Grande do Sul, mas esta viagem ficou marcada pela corrida de quinze dias por estradas dos Estados do Rio, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Serra Gaúcha. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O Futebol do Rink

Três dias em Londres