Pular para o conteúdo principal

Eu, o futebol e minhas fotos

  

Quando o futebol está parado ou os jogos são de baixo nível, como estão sendo estes disponíveis no meio e no final desta semana, fico remexendo nas fotos e nos meus álbuns de fotografia. E hoje, respondendo ao ouvinte (isto mesmo, ouvinte da Difusora), que queria saber porque falo tanto em fotos e viagens nos meus comentários, respondo com o maior prazer já que este, depois do futebol, é meu grande hobby. 

Caro Nilo, primeiro obrigado por ser nosso ouvinte, eu e Amaro agradecemos, e sobre sua pergunta eu tenho grande interesse em respondê-la com fotos e explicações. Vamos lá: 

No meu tempo de repórter não havia celular nem câmeras portáteis de fácil uso, as minhas fotos de arquivos foram todas presentes do excelente profissional Juscelino Chek, o fotógrafo, e nas minhas andanças profissionais ou a passeio, principalmente em São Paulo, conversei com grandes ídolos do nosso futebol, muitos levados pelo José Maria de Aquino, e com ele vi de perto Pelé, Rivelino, Leivinha e Casagrande, estes dois últimos até um cafezinho, nos bastidores da TV Globo/SP, era normal. 

Porém... Tem sempre um porém, as fotos eram quase que proibidas nos corredores da emissora e, como nunca carreguei uma máquina a tiracolo, ficou impossível ter estes registros dos grandes encontros. Mas por aqui, no Godofredo Cruz e Ari de Oliveira e Souza, o Check sempre me surpreendeu com um presente nas terças-feiras, uma foto minha com algum dos figurões do futebol do Rio ou do Brasil, mas ficou nisto. 

Assim, devido a esta frustração de anos sem celulares, hoje me vejo levado pela paixão que assumi, fotografias e viagens, e por onde passo ou com quem encontro, o registro tem que ser imediato, e assim tenho em meus arquivos no Google, quase 15 mil fotos guardadas e destas pelo menos dez mil são retratos de minha vida. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Momentos inesquecíveis/Bola de Ouro

  Essa Bola de Ouro de 1987 não é apenas uma lembrança. É um pedaço da história do rádio esportivo brasileiro, e mru nome está lá, entre tantos gigantes da comunicação! Agora essa recordação ganhou a moldura que merece. E nosso baú de memórias continua crescendo. Ainda temos muita história para contar e muita emoção para reviver! ❤️🏆

O CENTRO HISTÓRICO DE MIRACEMA

O que é um centro histórico de uma cidade? É tudo aquilo que um dia foi história e, certamente, onde tudo começou. Correto. Então o centro histórico de Miracema seria na Praça Dona Ermelinda e seu entorno? Certo? Não. Pelo menos no ponto de vista de algumas pessoas da cidade o Centro Histórico é tão somente a Rua Direita, que anos atrás era o pulmão do município e hoje, infelizmente, o que resta são os poucos casarões que embelezam a atual Rua Marechal Floriano. Em coluna especial, no meio deste ano, sugeri que este nome, Marechal Floriano, fosse retirado e que a Rua Direita se dividisse em quatro partes, cada uma levando o nome de um dos heróis da emancipação, ou seja, “Os Quatro Diabos”. Uns gostaram e outros me criticaram, mas é apenas uma opinião de um miracemense ausente e você pode ter a sua que não contestarei em hipótese alguma. O centro histórico não tem mais os bazares, como a casa Cacheado, os armazéns, como o do Seu Pinheiro, as sorveteiras, como a do Abdo, os bares, como ...

A saideira que não aconteceu

  Hoje seria nossa despedida de Belém.  Seria. Fomos obrigados a abortar o passeio de dois dias à Ilha de Marajó, reflexo ainda da queda em que conheci, literalmente, o chão de Alter do Chão. Não me sinto seguro para me aventurar pelas águas amazônicas ou pelas terras de Marajó. Ficará para outra oportunidade. Mas Belém ainda tinha muito a nos mostrar. Hoje fomos ao Mercado Ver-o-Peso para saber o quanto pesaria, em nosso roteiro, aquele lugar tão famoso instalado às margens da Baía do Guajará. E minha impressão é de que realmente merece nota máxima, embora ainda precise de alguns retoques em seu ambiente. Foi uma manhã inteira girando por lá. Comprinhas de lembranças, observação de uma mistura interessante entre o antigo e o moderno, contato com o artesanato regional e, principalmente, a oportunidade de sentir de perto o calor humano do povo paraense. Eu e Marina vimos também a nossa primeira chuva da tarde em Belém. E foi de dentro de um táxi. Durante uns quinze minutos...