Minha terra tem palmeiras?

  

Mostrei umas fotos da minha Miracema aos amigos das jornadas de sexta-feira e o Cumprido perguntou: - Sua Terra tem palmeiras? Disse isso olhando a foto de nosso jardim e suas belas palmeiras, e a resposta foi rápida e decidida, para não gerar dúvidas. - Sim, amigo. Minha terra tem belas palmeiras, só não sei se canta o sabiá. 

A pergunta e a resposta despertaram curiosidades nos quatro amigos que dividiam a mesa do Armazém do Lenilson, que às sextas se transforma em  nosso boteco de final de semana, e todos, disse TODOS, quiseram ver mais atentamente as fotos da Praça Dona Ermelinda, de nossa Igreja Matriz de Santo Antônio, do Rink e do Jardim, que guardo em  um álbum especial, no Google Fotos, e o papo fluiu até chegar a hora de ajudar ao Lenílson no fechamento das duas portas de aço. 

Na prosa do dia seguinte, com pão, manteiga, requeijão e café, eu, Cumprido e seu irmão Cacá, voltamos a falar de Miracema e a olhar fotos da cidade, que eles acharam ser bela e muito simpática, o Marco (Cumprido) já conhecia desde o tempo de Banerj Seguros, onde aposentou, mas não se lembrava das palmeiras e nem da beleza da Praça das Mães. Palavras dele ao descrever aquele pedaço da minha Miracema. 

- Já vi muitas praças bonitas, mas este conjunto de praças que você mostrou está muito acima daquilo que já vi por estas minhas andanças pelo Estado do Rio, o cenário, envolvendo a Igreja e os monumentos da pracinha, são realmente belos e merecem ser visitados, qualquer dia vamos voltar por lá. Disse ele encantado e com a aprovação do irmão ao lado. 

E assim é Miracema que a gente ama e tem loucura por ela e seu povo, por onde passamos a gente encontra quem a conhece, como o Carioca, nosso guia no Sergipe, em nossa última visita ao Nordeste Brasileiro, no início de maio, e conto aqui um trecho da prosa, ainda na VAN que nos levou até ao Xingó para conhecer o Rio São Francisco. 

Ele: - Atenção, pessoal, vamos às apresentações de sempre, nome e de onde vieram. 

- Eu: - Sou Adilson e estou com Marina, minha esposa, viemos de Campos, no interior do Rio, mas somos de Miracema, nossa pequena cidade no Noroeste Fluminense. 

Ele: - Depois a gente se fala, Miracema faz parte de minha história.

Não entendi, juro que ele blefava, afinal, lá no sertão sergipano ter alguém que diz isto? Então, depois de muito tempo, já no retorno para Aracaju, o Carioca se apresenta formalmente e diz:

- Que legal ouvir falar novamente em Miracema, sou do Rio, por isto o "nome" Carioca, minhas esposa é de Campos dos Goytacazes e tenho por Miracema muito carinho, e neste mês me lembrei das festas da cidade, Exposição Agropecuária, que coisa maravilhosa era passar as noites naquele jardim, cheio de palmeiras. Tô certo, não? Sua Terra tem palmeiras e é muito bela, senhor. 

Sim, respondi, mas não canta o sabiá. Todos riram e eu chorei. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Obrigado Meninas & Meninos de Miracema