Marrocos, Sevilha e Lisboa

Saímos do Brasil em pleno feriado de 15 de novembro de 2022 com destino a Lisboa, voando TAP, e de lá, na manhã seguinte, pegamos a conexão para Marraquexe onde começaríamos este novo giro, desta vez por doze dias, pela África e Europa e descemos na tradicional cidade marroquina por volta das 13h do dia 16 de novembro e sequer tivemos tempo para nos enquadar no fuso horário, cinco horas a mais, e já começamos a andar por terras africanas.

Era tempo de Copa do Mundo e tanto em Lisboa como em Marraquexe o ambiente era propício a quem, como eu, curte o futebol e os jogos das seleções de Marrocos, Espanha e Portugal poderiam ser acompanhados, pela tevê é claro, em cidades destes três países e isto tornou o passeio um pouco mais atrativo, afinal iríamos viver as alegrias e as tristezas de um povo amante do futebol em seus países.

A foto que ilustra a abertura, por exemplo, foi tirada no Aeroporto Humberto Salgado, em Lisboa, que estava tomada por cartazes com a figura do ídolo Cristiano Ronaldo e com frases de incentivo a Seleção Lusa que foi a Copa do Catar 2022.

Vamos então ao passeio propriamente dito. Saímos para o primeiro giro, aquele de

reconhecimento de uma cidade quando se chega pela primeira vez, e uma charrete nos esperava para o passeio noturno pela Praça Jemaa El-Fna, conhecemos uma  Medina e passamos por  algumas avenidas da cidade, uma visão diferente do que estamos acostumados e, em companhia de um argentino e dois colombianos, com o veiculo conduzido por um marroquino, já definiu o que seria estes nove dias em território africano. Mas foi super legal, aconteceu um belo entrosamente e mantivemos o contato até o final do passeio.

Dia 2 - Um passeio panorâmico, desta vez no ônibus que nos levaria até o final da jornada, conhecemos outra Medina, visitamos o belo e tradicional Palácio Bahia e, após o almoço, saímos pela cidade para conhecer a tradição do povo marroquino, infelizmente não dava para fazer o chamado "passeio solo", a língua e o grande movimento do povo pelas ruas não nos deixaram sair sozinhos e fomos obrigados a cumprir o roteiro com a nossa guia.

Nos dirigimos, após este dia intenso, já ao anoitecer, para nosso hotel porque o dia seguinte seria muito mais intenso e por aqui, neste primeiro dia de contato direto com a cidade de Marraquxe, foi super interessante, conhecemos a vida de um povo alegre, inteligente e cativante e, eu tive a certeza de que a alimentação seria um grande problema para mim.

Saimos de Marraquexe, a despedida por lá foi incrível, uma noite intensa e agradável em um a cidade construída no deserto para mostrar a cultura e a tradição de um povo. Danças típicas, cavalhada e uma reedição de guerra entre povos arabes e africanos.

Dia 3 - E a partir deste terceiro dia começamos a conhecer cada pedaço do Marrocos, e cruzamos a Cordilheira do Atlas, uma das mais altas do mundo, com elevados picos frequentemente nevados. Visitamos povoados berberes, suspensos nos abismos, e vimos o que a natureza criou e hoje, infelizmente, bem danificadas pelo terromoto que assolou o país em agosto deste ano 2023.

No povoado fortificado de Ait Ben Haddou, onde foram produzimos filmes para Hollywood, e com passagens bíblicas, foi nosso ponto alto do dia, uma manhã, com parte da tarde tomada, bem aproveitada apesar das longas distâncias cortadas em viagem de ônibus por boas estradas. Chegamos a Quarzazate e vimos de perto a impressionante Kabash (Casbá) que é uma tradicional construção no alto estilo marroquino de tijolos abobe, feitos de argila, estrume e palha. Visitamos o Vale das Rosas e chegamos a Boulmane Dades, onde jantamos, eles jantaram e eu encontrei apenas um sanduíche para aliviar a fome, e pernoitamos para desansar para a próxima jornada.

Dia 4 - O dia tão aguardado por todos nós. A viagem até o Deserto do Sahara, felizmente não nevou e pudemos entrar em um vaículo 4x4 e encarar quase cinquenta quilômetros para ver de perto as dunas, os camelos, a paisagem maravilhosa e tenebrosa do deserto mais famoso do mundo. E aí me perguntam: Calor intenso? Nada, temperatura em torno dos 38 graus, mas com um vento forte capaz de fazer você ficar tonto ou ter poeira no rosto com força e por isto usa-se o cachecol como proteção.

E, só para comentar sobre o tamanho gigantesco do Sahara (pode ser Saara em português) ele corta onze países e está no Norte da África. A paisagem é magnifica e o sol proporciona fotografias espetaculares, como esta que ilustra o texto.

Dia 5 - Aqui a emoção é redobrada, saímos do Sahara e entramos novamente em território plano, muitas palmeiras, pedras de todos os tamanhos e conhecemos oasis que abastecem a população dos povoados de abobe. Vimos as fortalezas pelo caminho e conhecemos a espetacualar Garganta de Todra, um impressionante desfiladeiro e paramos nas proximidades de um povoado, Khorbat, para connecer a Fundação Europamundo.

Dia 6 - Cruzamos novamente as montanhas e desta vez em direçãoa Erfoud, passagens

por áreas de nômades e com altas e frias montanhas. Após o deserto ver os bosques e uma floresta com cedro do Líbano, Iframe, um belo lugar para passar a manhã, saborear uma bebida local, a base de mate, lembrar dos amigos libaneses e seus descendentes, pois li é chamada de "Líbano Pequeno", e no final da tarde rumamos para Fez, uma das mais belas cidades marroquinas.

A foto ao lado é um dos marcos do Jardim de Iframe, o cedro do Líbano em destaque e cultuado em toda a região.  E, destino Fez, um almoço, um passeio para conhecer a cidade, visitamos um bela Medina, passamos um bom tempo conhecendo as locações de uma das grandes novelas da Globo, cujo cenário principal era um cortume, e por lá conhecemos um pouco desta cultura da cidade que tem cerca de dois milhões de habitantes.

Dia 7 - De Fez a Tânger foi outra viagem longa e por belas estradas de Marrocos, um passeio incrível pelos palácios e pela grande Medina e um destaque: o passeio pela orla marítima e portuária onde fica a ligação com o Estreito de Gibraltar, que usamos para retornar ao continente europeu, saindo do Porto de Tânger até Algeciras, um porto em Gibraltar bem vizinho a Sevilha, nosso próximo destino.

Dia 7: TÂNGER, SEVILHA
Tempo livre em TÂNGER . Quer aproveitar para fazer as últimas compras na cidade? Embarque de retorno à Espanha. O ônibus não será embarcado, sendo assim, cada passageiro deverá levar e se encarregar de suas bagagens. Desembarque em Algeciras ou no porto de Tarifa e continuação até SEVILHA. Chegada no final do tarde. Jantar incluído.

Dia 8: SEVILHA
Pela manhã, visita panorâmica da cidade, onde se poderá conhecer a catedral e sua famosa Giralda, às margens do Rio Guadalquivir e os bairros populares de Santa Cruz e Triana. Após a visita faremos um passeio de barco pelo rio Guadalquivir, desfrute da imensa vista panorâmica oferecida a partir do barco! À noite, opcionalmente, boa oportunidade para assistir a um popular espetáculo flamenco.

Dia 9: SEVILHA, JEREZ DE LOS CABALLEROS, MONSARAZ, ÉVORA, LISBOA
Saída de Sevilha, em uma etapa de grande beleza paisagística, entre colinas e oliveiras entraremos em Extremadura. JEREZ DE LOS CABALLEROS, parada nesta cidade que pertenceu aos templários e onde nasceu Vasco Núñez de Balboa. Entraremos em Portugal. MONSARAZ, um dos vilarejos mais pitorescos de Portugal, com suas muralhas, castelo, ruas brancas cheias de flores e uma bela vista. Continuaremos rumo a ÉVORA, cidade declarada Patrimônio da Humanidade com suas ruas brancas, seus palácios renascentistas e sua catedral. Tempo para almoçar. Visitaremos a impressionante Capela dos Ossos (ingresso incluído), construída com 5.000 esqueletos! LISBOA, chegada prevista para o final do dia.Fim dos nossos serviços. Verifique a hora de seu voo para saber se vai precisar de uma noite adicional.