Os sonhos de Dona Lili

  Eu, quando guri, jamais pensei que pudesse um dia fazer dos meus sonhos uma realidade. Sim, sempre pensei em viajar, incentivado por minha mãe, Lili, que era uma apaixonada por leituras de livros de geografia, mapas e revistas que mostrassem cidades e países do Velho Mundo. 

Mamãe era louca para conhecer Veneza, falava que seu grande sonho era passear na gôngola e correr pela Piazza São Marcos, entre os pombos e artistas famosos que sempre lia nas revistas. Pois é, dona Lili, eu também sonhei com isto e, como disse acima, nunca imaginaria que pudesse realizar este sonho seu, que também era meu, mas o mundo e Deus são bons comigo e em setembro de 2008, já aposentado, pudemos, eu e Marina, sair para uma viagem inesquecível pela Europa. 

Como foi planejado o roteiro desta viagem de vinte e dois dias pela Europa? Eu e Rildo Júnior, então funcionário da Esperança Turismo, sentamos diante de um catálogo da Europa Mundo e buscamos um roteiro dos sonhos, meu e de minha mãe, e, quando Marina chegou, se formou um trio de sonhos e Júnior prometeu colocar em prática o que idelizamos para esta viagem. 

E o que teria no nosso roteiro? Fátima, em Portugal, Paris, na França, Veneza, na Itália, e, se possível, Londres, na Inglaterra. Este último destino foi descartado, não havia combinação com o roteiro da operadora, o restante estava lá, meu desejo, Fátima, em Portugal, o sonho de Marina, Paris com Torre Eifel, e o velho sonho de Dona Lili, Veneza, na Itália. Sim, pode crer, Rildo Júnior conseguiu isto tudo e ainda nos deu dois destinos, incluídos no roteiro, dos sonhos de qualquer um turista iniciante: Iríamos a Roma e de quebra subiríamos os Alpes rumo a Suíça. 

E nossa chamada "Viagem dos Sonhos" começou em Lisboa, em Portugal, e terminou em Paris, na França, com passagens por lugares que mamãe, com toda certeza, iria se apaixonar ainda mais pelas viagens pelo mundo. Ela, que sempre olhou as fotos do Palácio de Varsalhes, se deslumbrou com artistas passeando em Nice e com milionários andando em suas limosines pelas ruas de Monte Carlo, ganharia o melhor presente de sua vida. 

Uma pena que ela tenha partido muito cedo, aos 67 anos, e não viu o filho crescer profissionalmente e ganhar uma aposentadoria para que, ao lado de sua nora, Marina, andasse pelos destinos sempre desejados e falados por ela em nossas conversas

diárias ou nos estudos de geografia dentro de casa, ela sempre se interessou em me orientar para que aprendesse um pouco mais. 

Mas sabem de uma coisa? O outro sonho de mamãe só foi concretizado dez anos depois desta viagem, em 2018, pois em 2008 o Coliseu, em Roma, naquele período do ano, setembro, estava em observação e em obras de escavação e restauração, mas em março de 2018 estivemos por lá e concretizamos mais um de seus sonhos de viagens, e nosso também. 

Pois é, Dona Lili, assim começou nosso sonho de viajar e de conhecer o mundo, e, neste blog, eu conto o que lembro, e, o que posso dizer, é que tudo isto seria melhor se a senhora estivesse conosco. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria