Fatos & Fotos de uma vida
![]() |
O Jardim de Miracema |
Creio que esta foto seja a melhor que eu possa escolher para ilustrar esta nossa postagem neste blog, criado para contar histórias e mostrar fotos que marcaram nossa passagem por vinte e dois países, quinze estados brasileiros, trinta e quatro aeroportos e quase três centenas de cidades pelo Brasil, Europa e América do Sul.
Aqui, neste lugar incrível, que é o Jardim de Miracema, este lugar, que parece uma oca indígena, foi onde comecei a usar o microfone e falei para um público, diminuto, claro, que frequentava a praça para admirar a Fonte Luminosa e curtir uma folga ou uma prosa nos bancos espalhados por todo o jardim.
O primeiro estado que conheci foi o Espírito Santos, nos anos 1970, já na sua
![]() |
Praia do Morro - Guarapari - Anos 80 |
Nossas andanças pelo Litoral Capixaba se estende até os dias de hoje, por um longo tempo era obrigação ter, em janeiro, férias para desfrutar o sol, o mar e os bons quiosques das praias do Espírito Santo. E, antes de fechar a postagem sobre o estado, vale lembrar também que o futebol me levou a conhecer alguns deste lugares no período em que joguei ou depois, como radialista esportivo, falando dos estádios do estado.
![]() |
Nova Friburgo - Maio de 1975 |
As vezes pensamos que foi nesta viagem que começamos a gostar da liberdade e dos momentos de felicidades quando se planeja muito bem um roteiro, como foi o de nossa "lua de mel", bem bolado, com diversão que nos levaram a jamais ter esquecido aqueles quatro dias pela Região Serrana do Rio de Janeiro.
Só não tive coragem de subir, ou descer, no recém inaugurado teleférico, que me assustava e me fazia tremer na base. Medo? Pode ser, jamais será trauma pois isto eu não carrego dentro de mim.
Nossa primeira viagem aérea aconteceu em dezembro de 1979 e pela VASP,
![]() |
Águas Quentes - Mato Grosso 1979 |
Sim, mordomias incríveis, mas sem exageros e tudo de acordo com a austeridade do tio Frederico, o Governador, e por lá andamos bastante. Conhecemos o Pantanal, fiz trabalho jornalístico para o governo, que talvez tenha pago parte de minha estadia por lá, acompanhei o governador em cerimônias oficiais.
![]() |
Gramado - 1992 |
Acertamos com a Soletur, empresa de turismo que era top de linha nos anos 1990, e por quinze dias passeamos por Porto Alegre, onde chegamos pela manhã de uma segunda-feira, que começava a Semana Santa daquele ano. O giro ainda teve Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, um passeio bem bacana que terminou em Curitiba, no Paraná, por onde pernoitamos e fizemos um belo tour pela cidade.
E aí, nesta viagem, resolvemos que iríamos economizar sempre, apesar das três
![]() |
Porto Alegre - 1993 |
E foram quatro dias convivendo com a turma do Inter e com a família do Célio na capital gaúcha. Foram outras viagens de verão, uma delas em Caraguatatuba, litoral paulista, a convida do Zé Maria de Aquino, que foi desta vez sem minha presença, apenas Marina e as crianças.
Foi um belo passeio e nele conhecemos o famoso Cajueiro de Natal, que é considerado o maior do mundo (foto acima), as dunas famosas de Natal, e em seguida rumamos para Fortaleza para complementar o passeio e visitamos Jeriquaquara, famosa por suas areias quentes e pelos passeios de triciclo rodando sobre elas.
Nossa história pela Europa começa em 2005 quando fui premiado pela Sky/Espn
Plaza de Spaña - Madrid 2005 |
Acreditamos que seria um passeio monótono, com ida ao estádio Santiago Bernabeu para ver o clássico da capital espanhola, Real x Atlético, e conhecer o centro de treinamento do Real Madrid. Mas que nada, nos juntamos a outros dois casais, também premiados em outras categorias, e fizemos um tour por Madrid em ônibus, metrô, trem e até mesmo caminhando pelo bairro em que estávamos, um dos mais chiques da cidade, a Plaza de Spaña.
Comentários