Fatos & Fotos de uma vida

  

O Jardim de Miracema 

Creio que esta foto seja a melhor que eu possa escolher para ilustrar esta nossa postagem neste blog, criado para contar histórias e mostrar fotos que marcaram nossa passagem por vinte e dois países, quinze estados brasileiros, trinta e quatro aeroportos e quase três centenas de cidades pelo Brasil, Europa e América do Sul. 

Aqui, neste lugar incrível, que é o Jardim de Miracema, este lugar, que parece uma oca indígena, foi onde comecei a usar o microfone e falei para um público, diminuto, claro, que frequentava a praça para admirar a Fonte Luminosa e curtir uma folga ou uma prosa nos bancos espalhados por todo o jardim. 

O primeiro estado que conheci foi o Espírito Santos, nos anos 1970, já na sua

Praia do Morro - Guarapari - Anos 80

metade, quando visitei as praias do litoral capixaba e, levados por amigos como o Lauro Quintal e o José Carlos Rabelo, passeamos e curtimos as delícias de Guarapari e Marataízes, mas infelizmente não tenho fotos daquele período, mas ilustro este parágrafo com fotos dos anos 80 e que marcarão, aqui no blog, como se antigas fossem. 

Nossas andanças pelo Litoral Capixaba se estende até os dias de hoje, por um longo tempo era obrigação ter, em janeiro, férias para desfrutar o sol, o mar e os bons quiosques das praias do Espírito Santo.  E, antes de fechar a postagem sobre o estado, vale lembrar também que o futebol me levou a conhecer alguns deste lugares no período em que joguei ou depois, como radialista esportivo, falando dos estádios do estado. 

Nova Friburgo - Maio de 1975
A Lua de Mel, em Nova Friburgo, em 1975, foi nossa primeira viagem a sós, muitas lembranças boas dos passeios, dos bares, das noites e por lá aprendemos a começar a viver sozinhos e a traçar nosso futuro a dois e começar a planejar o que seria de nosso caminho daí prá frente. 

As vezes pensamos que foi nesta viagem que começamos a gostar da liberdade e dos momentos de felicidades quando se planeja muito bem um roteiro, como foi o de nossa "lua de mel", bem bolado, com diversão que nos levaram a jamais ter esquecido aqueles quatro dias pela Região Serrana do Rio de Janeiro. 

Só não tive coragem de subir, ou descer, no recém inaugurado teleférico, que me assustava e me fazia tremer na base. Medo? Pode ser, jamais será trauma pois isto eu não carrego dentro de mim. 

Nossa primeira viagem aérea aconteceu em dezembro de 1979 e pela VASP,

Águas Quentes - Mato Grosso 1979
saindo do Aeroporto do Galeão, seguimos, já com dois filhos (Ralph e Gisele) para Cuiabá, onde éramos esperados pelos tios Frederico e Yone para um perído de trinta dias de férias e como pousada a Residência Oficial do Governador do Estado, na capital Cuiabá. 

Sim, mordomias incríveis, mas sem exageros e tudo de acordo com a austeridade do tio Frederico, o Governador, e por lá andamos bastante. Conhecemos o Pantanal, fiz trabalho jornalístico para o governo, que talvez tenha pago parte de minha estadia por lá, acompanhei o governador em cerimônias oficiais.

Gramado - 1992 

Já em Campos dos Goytacazes, em 1992, e com minha licença prêmio do Banerj sendo liberada, fiquei com algum dinheiro na conta e com tempo livre para passear por onde pretendia, ou seja, realizar um desejo nosso de conhecer as Serras Gaúchas e ver de perto Gramado e Porto Alegre, onde estava Célio Silva, amigo da família, atuando pelo Internacional, da capital do Rio Grande do Sul. 

Acertamos com a Soletur, empresa de turismo que era top de linha nos anos 1990, e por quinze dias passeamos por Porto Alegre, onde chegamos pela manhã de uma segunda-feira, que começava a Semana Santa daquele ano. O giro ainda teve Gramado, Canela, Bento Gonçalves e Caxias do Sul, um passeio bem bacana que terminou em Curitiba, no Paraná, por onde pernoitamos e fizemos um belo tour pela cidade. 

E aí, nesta viagem, resolvemos que iríamos economizar sempre, apesar das três

Porto Alegre - 1993

crianças em casa, para que pudéssemos passear nas férias e fugir um pouco da rotina de Guarapari, Cabo Frio ou praias capixabas ou região dos lagos. Fiz um passeio solo, novamente em Porto Alegre, para ver a final do Campeonato Gaúcho, no Beira Rio

E foram quatro dias convivendo com a turma do Inter e com a família do Célio na capital gaúcha. Foram outras viagens de verão,  uma delas em Caraguatatuba, litoral paulista, a convida do Zé Maria de Aquino, que foi desta vez sem minha presença, apenas Marina e as crianças. 


E veio a primeira viagem pelo Nordeste, em 2000, quando resolvemos não fazer festa comemorativa aos nossos 25 anos de casados e meus 50 anos de idade. Deixamos as crianças em Miracema, com as tias, e seguimos para o Rio Grande do Norte, através da CVC, em voo Gol, onde começamos nossos primeiros dias dos oito previstos para este roteiro pelas cidades de Natal e Fortaleza, esta no Ceará. 

Foi um belo passeio e nele conhecemos o famoso Cajueiro de Natal, que é considerado o maior do mundo (foto acima), as dunas famosas de Natal, e em seguida rumamos para Fortaleza para complementar o passeio e visitamos Jeriquaquara, famosa por suas areias quentes e pelos passeios de triciclo rodando sobre elas. 

Nossa história pela Europa começa em 2005 quando fui premiado pela Sky/Espn

Plaza de Spaña - Madrid 2005
pelo melhor texto sobre a Liga das Estrelas, e por cinco dias rodamos por Madrid e conhecemos Toledo, uma cidade medieval muito procurada por turistas de todo o mundo. 

Acreditamos que seria um passeio monótono, com ida ao estádio Santiago Bernabeu para ver o clássico da capital espanhola, Real x Atlético, e conhecer o centro de treinamento do Real Madrid. Mas que nada, nos juntamos a outros dois casais, também premiados em outras categorias, e fizemos um tour por Madrid em ônibus, metrô, trem e até mesmo caminhando pelo bairro em que estávamos, um dos mais chiques da cidade, a Plaza de Spaña. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria