Depois do Canal da Mancha...

 Voando novamente rumo a Europa, desta vez pela TAM, com destino final sendo

No alto da Torre Eifel - Paris 2011
Frankfurt, na Alemanha, mas com a primeira parada em Paris, para uma permanência de três dias, com vasta programação, que fizemos fora do guia por já ter feito este passeio pela Cidade Luz em setembro de 2008, conquistando novos amigos, inclusive dois casais com raízes campistas, rodamos a capital francesa no ônibus turismo, voltamos ao Sena, a Torre Eifel e ao Louvre, além de mais uma visita a Catedral de Notre Dame e a Basílica de Sacrè Coeur de Paris, e, claro, Versalhes não poderia faltar e desta vez com visita ao Salão dos Espenhos, fechado em 2008 para obras. 

Unica foto tirada no Ferryboat 
De Paris para Londres, e o que foi melhor, atravessando o Canal da Mancha naquele velho conhecido dos europeus, o Ferryboat, que balança mais do que sambista brasileiro nas passarelas do Sambódromo do Rio de Janeiro. Para nós, eu e Marina, que não fomos avisados como era a travessia, foi uma aventura pelo Mar do Norte, aquele mar revolto, cheio de ondas, ora fortes, ora fortíssimas e nem uma marolinha para aliviar. 

Foram noventa minutos, aproximadamente, de Calais, na França,  a Dover, na Inglaterra, com o coração batendo forte e a cada movimento mais brusco eu era jogado para os lados e ouvia pratos, compos, vidros quebrando e um burburinho incrível dentro do Ferryboat, mas todos, inclusive nosso guia, diziam ser normal e para não nos preocuparmos. Tudo bem, eu não me preocupei, apenas não consegui sequer batar algumas fotos deste passeio, que para nós seria maravilhoso e foi torturante. 

Chegamos em território inglês e, na imigranção, ainda no porto, a agente parece não

Um Pub para apagar o medo do Mar do Norte

ter ido com a minha cara, que estava emburrada e pálida devido ao péssimo trajeto que fizemos. Me encheu de perguntas e fui salvo pela minha carteira de Jornalista Internacional, que ela olhou com muito esmero, e pela minha guia, que traduziu toda a conversa até a cidadã carimbar meu passaporte. 

Foi bela a passagem pela Inglaterra, conhemos Londres, em outros três dias do roteiro, não fomos a Wenbley, meu desejo e sonho, porque estava sendo construído o outro, no lugar do antigo estádio, para ser sede dos Jogos Olímpicos de 2012, na capital inglesa, mas visitamos os palácios da Rainha, em Londres e Windsor, e a famosa Trafelgar, uma das avenidas mais famosas do continente. 

Mas tudo tem um troco, a ida para Bélgica seria novamente passando pelo Canal da Mancha, me assustei e disse: - Novo tormento? Nada disto, desta vez a travessia foi por baixo das águas do Mar do Norte, através do Eurotunel, no trem que nos levou até o lado francês em pouco mais de meia hora e de lá, já em solo francês, partimos para terceira etapa da viagem, na Bélgica, onde ficaríamos outros três dias, um em Brugges e dois em Bruxelas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria