Turismo de Botequim - O que comer?

 

Já contei por aqui, mas o Fernandinho e o Lenílson querem saber: Comer o que na Europa? E,  já que você contou que não deu certo na primeira vez conte para nós.  Sim, é verdade. Na primeira viagem eu me esbaldei e comi abertamente uma deliciosa comida cabo-verdiana, que tem o estilo da nossa, ou seja, parecida com a feijoada, angu à baiana e aqueles petiscos que chamamos de fissuras de porco. Conhecem? 

Pois é... no dia seguinte, em viagem de Madrid até Toledo, cerca de uma hora de trem, visitei o "trono' de dez em dez minutos e o "ferromoço" até reservou um lugar especial para eu ficar mais próximo do tal 'baños", banheiro em espanhol. E aí... é aquele velho ditado: a primeira vez ninguém esquece. 

E não esqueci. Na segunda viagem, já escaldado, conversei bastante com o maitre

brasileiro, no primeiro restaurante que visitamos em Lisboa para o jantar de chegada naquele 11 de setembro de 2008. Nos  reunimos,  dois casais mineiros e nós, eu e Marina. E foi ali que aprendi o que vou contar por aqui nesta postagem. 

Os pratos, nos restaurantes que usamos, nunca de luxo e nem prato feito, são vários, em todos os lugares, que servem a la carte com três opções em cada uma das faixas, ou seja, três entradas, três pratos principais  e três sobremesas, escolha um e será muito bem servido e a qualidade sempre é excelente, tipo 1- Salada de legumes. 2- Massa ou uma carne com batata. 2- Doce de leite ou similar. Preço? O último que pagamos foi 9 Euros, ou seja, no câmbio de hoje cerca de 50 reais. 

E o que eu como? Sou adepto a boa escolha do que já me acostumei, massas ou bacalhau, não tem erro, em qualquer lugar da Europa a pedida é correta e sempre virá alguma surpresa, no bom sentido da palavra. Eu, por exemplo, depois de 2008 jamais errei em um pedido e gosto até de contar, mas isto é conversa de botequim e deixa para quando encontrarmos por aí.  Ah! Um detalhe, como o café da manhã de todos os hotéis são fartos e são sustentação, nós fazemos um bom lanche, por volta das duas da tarde, como um Burger King, o melhor fast food da Europa, e deixo a refeição maior para a noite, no hotel ou em um destes restaurantes citados no parágrafo anterior, é bem melhor e mais econônmico. 



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria