Turistando... Por aí - Lugares incríveis - Capítulo três

América do Sul, primeiro passo foi dado no Chile, em setembro de 2010, ao lado das irmãs Teresa e Eliane, e tivemos a sensação de subir as Cordilheiras dos Andes, caminhar pelas areias do Pacífico, conhecer uma das sedes da Copa do Mundo de 1962, onde o Brasil jogou e conquistou o título daquele ano, e viver intensamente os quatro dias reservados para aquela excelente viagem pelo país andino.

Santiago dispensa comentários e já contei muito sobre a capital chilena, mas hoje pretendo falar de um passeio alternativo, que nos leva a 3.350 metros acima do mar e, não pense que esquiamos por lá, impossível, eu estava ainda em recuperação de uma cirurgia no coração e era preciso muito cuidado. Agendamos a visita com um taxista, torcedor do Colo Colo, muito simpático, e nos guiou até o ponto mais alto com paradas estratégicas para adaptação a altitude.

Não sentimos nenhum efeito justamente por termos nos preparado a conselho do Manolo, mas ficamos por um tempo menor do que o previsto para que eu e Eliane, também safenada, pudéssemos respirar um pouco melhor e para isto era necessário descer antes das seis horas previstas no roteiro. Super legal, um cenário cinematográfico, um frio suportável, estávamos bem agasalhados, e foi por ali que vimos a neve pela primeira vez. Uma excelente opção de passeio pelo Chile.

No Chile subimos montanha e, depois da passagem por lá voamos até Buenos Aires,na Argentina, para outros quatro dias de passeio pelo país hermano, e por lá, além dos passeios programados e agendados com antecedência, ou seja, o city tour e as visitas as casas de tango e restaurantes de bom nível, reservamos um dia para atravessar o Rio da Prata em um catamarã e é justamente este passeio alternativo que conto nesta segunda parte deste terceiro capítulo dos passeios opcionais.

San Isidro era o destino final deste passeio que durou praticamente o dia inteiro, passamos por Tigre, onde descemos e pegamos um trem até o destino final, passeamos por lugares incríveis e conhecemos um pouco mais da Grande Buenos Aires. Se lá no Vale Nevado estávamos a 3.350m acima do mar, e bem no pico mais elevado dos Andes, lá no Chile, na Argentina, em San Isidro, apenas 15 metros de altitude e bem a nível do Rio da Prata e uma cidade pequena, bem acolhedora, apenas 45 mil habitantes e fica na região metropolitana de Buenos Aires.

Chile e Argentina, em 2010, e seis anos depois, 2016, voltamos a andar pela América do Sul e fomos conhecer o Uruguai. Claro que o roteiro foi o tradicional, indicado pela operadora que contratamos, fomos com duas amigas, Margarida Paes e Lúcia Vieira, e andamos por seis dias por terras uruguaias em um passeio que classifico como espetacular. Seis dias e sete lugares incríveis e por onde passamos a história do país era contado por guias bem conceituados em Montevidéu.

Excepcionalmente citarei dois lugares, ou até mesmo três para poder incluir Punta Del Leste, mas em Punta Baleña, poucos quilômetros antes da mais badalada cidade da região, encontramos Casa Pueblo, inicialmente a casa de veraneio do artista plástico Carlos Paez Vilaró, que se transformou em um museu, uma galeria de arte e uma cafeteria, além de hotel, um visual incrivel do Oceano Atlântico e maravilhosamente belo o visual visto do alto.