Papo de Copa - Palpitando sem compromisso

Copa do Mundo chegando e hoje vou fazer valer o título da nossa coluna, Papo de Bola, e falar um pouco do que penso sobre a Copa da Rússia, que começa dentro de alguns dias, 14 de junho, e tem a estreia da seleção brasileira marcada para três dias depois, contra a Suíça, adversário direto do time de Tite no quesito primeiro lugar do Grupo 5.

Antes de falar da Copa, no sentido geral, uma análise do grupo brasileiro na Rússia, que, diga-se de passagem, tem apenas a Suíça como adversário de peso e qualquer resultado contra Sérvia e Costa Rica, que não seja vitória, será considerado ruim e pode complicar a classificação e a motivação para os próximos jogos caso se classifique para as oitavas de finais. 

Não tenho um favorito destacado, além do Brasil e da Alemanha, favoritos sempre, temos o ótimo time da França, o forte time da Argentina, também sempre candidata principalmente por ter Messi, o melhor do mundo, a Espanha, que renovou o time e é um dos mais fortes da Europa no momento, pode ser uma terceira opção minha para o trio de grandes favoritos. 

Em uma competição curta, três jogos definirão classificação para segunda fase, com várias seleções fracas e algumas boas sem reconhecimento internacional, caso da Islândia e do Egito, se tiver Salah, qualquer opinião fica na base da especulação, o que dizer do time de Portugal, com Cristiano Ronaldo e seus gajos? Podemos descartar-los? Jamais, há de respeitar o artilheiro e a qualidade do CR7 que já carregou este time Luso nas costas em outras oportunidades. 

Você me perguntaria se Portugal entra neste pequeno grupo de favoritos e eu direi que não, um título português não pode ser descartado mas eu considero muito improvável e repito, pela ordem, que Alemanha, Espanha e Brasil são meus favoritos e que Argentina e França formam, com estes três, o grupo de elite da Copa do Mundo 2018 a ser jogada em território russo a partir de 14 de junho. 

Alguns cronistas e muitos amigos com quem converso diariamente, gostam de ouvir ou ler sobre os favoritos nos grupos e, seguindo este princípio, não vou fugir das indicações e posso até ser diferente, mostrar a possível "zebra" de casa um dos oito grupos da Copa, vamos ver?

Grupo 1 - Uruguai e Rússia, com Egito podendo tirar um dos dois caso Salah esteja em forma. Arabia Saudita é o saco de pancadas. 
Grupo 2 - Espanha e Portugal e estamos conversados. Marrocos e Irã jogam para tentar tirar pontos da dupla de favoritos. 
Grupo 3 - França e Dinamarca - Se Guerrero fosse liberado o Peru até que poderia assustar mas sem ele fica complicado, a Austrália é a de sempre, tentará um empate com o Peru. 
Grupo 4 - Aqui o bicho pega porque é o mais complicado, chamarei de "grupo de morte" e creio que a Argentina passe em primeiro lugar e a Islândia, uma das surpresas boas, vai brigar pela segunda vaga com a Croácia, e a Nigéria será a fiel da balança. Fiquem de olho.
Grupo 5 - Brasil e Suíça passam sem dificuldades por Costa Rica e Sérvia e qualquer outro resultado é zebra grandiosa. 
Grupo 6 - Alemanha nadando de braçadas e com vários corpos de frente deixando a segunda vaga para Suécia e México e com a Coreia do Norte sendo o pêndulo do grupo. 
Grupo 7 - Outro grupo com definição lógica, Inglaterra e Bélgica seguem e Panamá e Tunísia fazem figuração. 
Grupo 8 - Se temos o Grupo da Morte, no 4 este grupo 8 pode ser chamado de o "grupo da baba", com Colômbia, minha favorita ao primeiro lugar, e Polônia, segunda vaga, brigando com Japão e Senegal para saberem quem são os dois menos piores da chave. 

Estamos conversados, volto a falar de Copa do Mundo na próxima semana. Podem discordar comigo, eu não ligo, tá legal?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria