Dia de Flamengo e Ademir "Queixada" em Miracema

Sempre, quando chego a Terrinha, encontro com um ou dois amigos que gostam de me passar pautas para nossas colunas semanais aqui no Dois Estados, na semana que passou não foi diferente, no meio do caos da Rua Direita, onde a chuva complicou ainda mais o caótico trânsito da cidade, provocado pelo "calçamento" que se foi, me encontro com o velho companheiro Cleoacyr Schueler, que chegou animado, falante, elogiando a última coluna sobre os grandes jogadores da cidade. 

- Como você consegue estes causos? Pergunta Cleoacyr. 

Expliquei que eram eles, os amigos, que me enchiam a pauta e o gravador com causos vivenciados por eles ou ouvidos nos bares ou nas suas casas. E, imediatamente, começamos a lembrar de algumas boas histórias do nosso futebol, principalmente do Rink, que ele viveu no tempo dos craques liderados pelo Chiquinho Maracanã, e vários destes foram citados na prosa de quase uma hora ali em frente ao antigo Hotel Braga. 

- Rapaz, você precisa contar sobre o jogo da seleção de Miracema contra o Flamengo, não me lembro o ano, só sei que era o juvenil do nosso time com Espanhol, Gerson, Beirute e Germano no ataque e o nosso time era muito bom, foi um jogaço. Dizia o animado Cleoacyr Schueler. 

Eu falava que havia assistido ao jogo, principalmente porque tinha Ademir Menezes, o Queixada, ex-Vasco, Fluminense e Seleção Brasileira, que foi trazido a cidade pelo seu grande amigo Jofre Salim, e o Cleo, como eu o chamo, foi lembrando as jogadas acontecidas na partida como se tivesse memória fotográfica. 

- Lembra do Omar? Filho do Dr Osmar, jogava muito bem como atacante e ele quem fez nosso gol, lembra Schueler, e foi em um cruzamento do Ademir Menezes. E narra como se estivesse vendo aquele lance em sua tevê. 

O Queixada, continua ele,  sofreu a falta, ele mesmo pediu para bater e todos pensavam que iria cobrar direto. O Omar, sempre presente na área, fez o sinal com a mão na cabeça indicando que queria a bola pelo alto. Bingo!! O Craque brasileiro da Copa de 50 mandou como se jogasse com a mão, na cabeça do nosso artilheiro e estufou as redes empatando o jogo.

- No gol estava Eduardo, que entrara no segundo tempo na vaga deixada pelo goleiro de Recreio, que não me lembro o nome, prossegue Cleoacyr, e fez duas ou três defesas espetaculares, mas nos últimos minutos da partida o Beirute pegou um rebote, creio que foi no chute de Gérson, e fez 2x1 para o juvenil do Flamengo placar final da partida, completa o novo contador de causos da coluna, Cleoacyr Moreira Schueler. 

Bacana, é muito legal conversar com amigos, como é legal demais conversar  com o Zé, lá no Armazém do João Righ, que sabe tudo do nosso futebol e, sem nenhum problema, conta os causos legais para que eu os relembre por aqui quando estou sem assunto. 

E sobre a jogada, que o Cleoacyr me contou, feita pelo gênio Lauro Carvalho, sobre o goleiro do Bangu , em um amistoso também em Miracema, prometo que vou contar depois, como contarei os gols do Braizinho e as grande jogadas do Emanoel e do Frederico. São muitos causos arquivados que vai dar, tenho certeza, para um mês ou mais no nosso blog e no nosso Dois Estados.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria