Visitando a velha prefeitura

Li, em algum lugar, talvez no Facebook, que a antiga Prefeitura, o prédio claro, está necessitando de uma reforma em caráter de urgência, o lamentável estado de abandono, segundo a minha fonte, pode fazer com que mais um laço do nosso passado seja abandonado a própria sorte, como aconteceu com a Fonte Luminosa, cartão postal quase oficial da cidade. 

E ao lembrar do prédio da prefeitura eu vou vasculhando o passado, a minha vida começou por ali, até a profissional, meu primeiro dinheirinho, ganho com trabaho, foi servindo café nas reuniões da Câmara de Vereadores, datilografando para os magistrados e servindo de ofice boy para a turma dos cartórios. 

E os nomes e os personagens que habitavam aquele prédio histórico vão passando pela minha memória, Dona Yone Magacho, a bibliotecária que me deu dicas maravilhosas de leituras, foi lá, na Biblioteca Municipal, que li os ivros de geografia, que falavam das capitais da Europa, e os livros que narravam cada um dos instrumentos musicais. Sentiram que o gosto pelas viagens e pela música vem de muito longe e teve ajuda providencial, certo? 

Quem, da minha geração e viveu naquele pedaço de Miracema, não se lembra do Zezinho, da Prefeitura? Uma figura doce, alegre e um profissional zeloso que cuidava dos impostos da municipalidade com dignidade. Dona Cibele, a nossa "prefeita" eterna, ditando ordens com educação e elegância e fazendo a cidade andar nos trilhos. Dona Santa, fiel escudeira do Capitão Altivo Linhares, Olavo Monteiro de Barros, agente da postura e depois prefeito da cidade e, ao lado do seu irmão Jorge Monteiro, eram funcionários que deram um toque de seriedade ao lugar. 

Ali, naquele prédio, tive o prazer de assistir reuniões da Câmara de Vereadores, que por sinal sempre acabavam no cafezinho do Bar do Vicente, ali em frente. Antonio Laureano Pereira, Eudoxio. Nilo Ronzê, Armando Azevedo, Jofre Salim, Marcos Faver, professores Felicissimo e Ferrugem Mercante e tantos outros que irão ficar para uma próxima oportunidade, eram vereadores da cidade e por ela faziam de tudo e não recebiam nada para representar o povo no plenário da casa, que também funcionava como salão nobre dos juris da comarca. 

Como não lembrar dos famosos juris? Como eu disse acima foi servindo cafezinho nestes momentos é que pude ficar atento aos grandes debates, com advogados brilhantes e famosos, como José Danir Siqueira, Tenório Cavalcante, ele mesmo, o famoso político de Duque de Caxias, oradores brilhantes, como Ronaldo Linhares e Ururai Macedo passaram pelas tribunas do salão nobre da Prefeitura de Miracema e escreveram seus nomes na história do prédio. 

Certa vez, só para ilustrar o nosso final de papo, assisti um belo embate entre os partidos da cidade, uns vereadores queriam investir em uma reforma nas estradas de Venda das Flores e a oposição batia o pé e não dava o apoio necessário. Saí dali e disse para meu avô, Vicente Dutra. 
- O bicho tá pegando lá na câmara de vereadores, seu Nilo Lomba (prefeito) quer fazer algo e estão atrapalhando. 

E meu avô, experiente no assunto, me disse. - Espera um pouco, daqui a pouco eles descem e resolvem tudo na boa conversa aqui no bar. Fique de olho. 
E em poucos minutos desceram Nilo Lomba, Nilo Ronzê e Antonio Laureano, poíticos sérios cujos objetivos eram apenas o trabalho para a cidade. 
- Nilo, será que vamos atrapalhar o Laureano lá em Flores? Vocês estão pedindo o que? Dizia o então prefeito Nilo Lomba.
- Prefeito, não quero atrapalhar nada apenas pedir para que se alugar as máquinas para o serviço em Venda das Flores que seja estendido um serviço em Paraíso de Tobias, que carece demais de reformas nas estradas para trazer o arroz e o leite para a cidade. 

Em dois minutos e em dois dedos de prosa se resolveu a questão, Nilo Lomba entendeu seu conterrâneo, atendeu o pessoal de Flores e fez com que todos os lados se beneficiassem sem que fosse preciso "molhar" a mão de nenhum empreiteiro, sem acordo de vantagem e apenas em um aperto de mão a serviço da comunidade. 

Bons tempos, boas histórias, gente maravilhosa que serviam a Miracema sem pensar em nada no lado pessoal ou financeiro. Grandes homens que fizeram a história de Miracema. 

Comentários

TADEU MIRACEMA disse…
Grandes homens que fizeram a história de Miracema. Encerrou com chave de ouro o belo texto.
Faz tempo que estamos à procura de outros homens para escrever novas histórias de nossa cidade. E tá difícil!

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria