Espanhol 2004/2005: Liga das Estrelas, mas podem me chamar de Galáticos

** Com este texto eu ganhei o prêmio Espn Brasil em 2005. 


Liga das Estrelas? Sim, pode ser Liga das Estrelas, mas alguns a chamam de futebol de galáticos, talvez porque o presidente do Real Madrid, Florentino Perez, disse que os merengues era um elenco galático e nós, brasileiros, assinamos embaixo, afinal um time que tem Ronaldo, o Fenômeno, o genial Zinedine Zidane, o português Figo, todos assíduos ganhadores ou frequentadores das reuniões de melhores do mundo, da Fifa, além de Beckhan, chegando para abrilhantar um estelar grupo, é claro que podemos nos aventurar em dizer que vamos realmente assistir uma Liga das Estrelas nos Canais Espn aqui no Brasil. 

E não é só de Real Madri que vivem os espanhóis fanáticos por futebol, que na Espn se chama de fã de esporte, o Barcelona, liderado pelo fantástico Ronaldinho, o Gaúcho, o africano Samuel Eto'o, além do luso/brasileiro Deco, que ao lado do jovem Andrés Iniesta, que está surgindo como grande comandante do meio campo basco, e um menino, que dizem maravilhas e que gostaria de ver mais de perto ou um pouco mais vezes, que veio da Argentina ainda garoto e que em breve irá realmente ser a grande estrela da equipe catalã, Lionel Messi, que usa a camisa 30 e Ronaldinho já afirmou que será, em breve, o seu substituto. 

Antes mesmo de terminar meu espaço, a produção do concurso exige apenas uma lauda para os textos, o que é pouco para nomear as estrelas e muito pouco, pouco mesmo, com licença Geraldo José de Almeida, nosso grande narrador tri-campeão do mundo, no México, imagine falar de Real Madrid, Barcelona, Atlético de Madrid, Sevilla e outros menos estelares e não menos competentes clubes da Espanha? 

Quem são os reais candidatos ao título? Eu gostaria de saber e a imprensa espanhola faz pesquisa e o percentual é praticamente de 40 e 40% entre os dois gigantes e, claro, os dois brasileiros, os xarás Ronaldo, estão cotados para serem os melhores da temporada 2004/2005, mas o fiel da balança pode ser Atlético de Madrid, que lança este ano um jovem talentoso, atacante de porto físico acima do normal, veloz e cheio de vontade de brilhar neste cenário recheado de craques, Fernando Torres é um dos artilheiros do ano e vai brilhar, com certeza, no atual campeonato espanhol. 

O Sevilla, dos brasileiros Daniel, Adriano e Luiz Fabiano, além do atacante argentino, Saviola, que não emplacou no Barcelona mas é um dos grandes jogadores da Liga para este ano. Dizem, lá pelos lados de Sevilla, que este é o grande esquadrão de todos os tempos e que irá marcar época, e surge ainda a revelação do ano passado, o zagueiro Sérgio Ramos, já cotado para a Fúria na Copa da Europa no ano que vem. 

E os brasileiros, fãs do esporte como diz a turma da Espn Brasil, o que podemos esperar desta Liga das Estrelas 2004/2005, quem são, além dos já citados aqui, para se tornar um galático ou integrante do primeiro time do campeonato. Eu, cá de longe, pelo que tenho observado nas transmissões dos canais Espn, aponto Roberto Carlos e Sávio, ambos do Real Madrid, Silvinho e Edmílson, do Barcelona, e Mauro Silva, que todos conhecem da seleção campeã em 94, que ainda lidera o La Coruña nos gramados espanhóis. 

E um capítulo a parte será a estreia de um brasileiro no comando do maior clube da Espanha, o treinador Vanderlei Luxemburgo entra para história e espera fazer história no clube madrilenho comandando os Galáticos do Real Madrid. 

A sorte está lançada e agora é torcer ouvindo João Palomino, Paulo Soares, José Trajano e toda a turma do canal mais esportivo do planeta bola, que alías e a propósito, também é uma seleção de estrelas do jornalismo esportivo brasileiro. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria