Sobre fotos, saudade, futebol e música

Estou aqui, em um domingo de sol, calor, do jeito que os praianos gostam, a pensar na vida, quietinho em minha sala, olhando fotográficas antigas, do tempo em que eu fazia algo de bom nesta vida, e fico observando como tempo passou e eu, ufa, aproveitei bastante cada momento destes, vividos intensamente, seja nos gramados, seja nos palcos, seja lá onde é que tenha sido clicada a foto que estou a olhar e a admirar profundamente. 

Vejo, com saudade, a foto do nosso Vasquinho, e de cara vou às lágrimas com facilidade, ali estão pessoas maravilhosas, jogadores, dirigentes e a turma da comissão técnica, que não estão conosco faz um tempo e a saudade é danada de Heleno Morua, José Barros, Edson Barros, Jacy Lopes, Bizuca, Paulinho, Teco, Herança e outros que foram embora ainda cedo ou no tempo em que venceu sua passagem por aqui e foram chamados por Ele.

Fico admirando as fotos dos festivais da canção, no tempo de intérprete e no tempo de apresentador, olho para uma delas, com a Elke Maravilha, e fico a pensar: Como era movimentada a nossa Miracema, quantos artistas passaram por aqui e saíram maravilhados com a recepção ou com o evento organizado por nós, miracemenses amantes da arte, do esporte e da cultura. 

As fotos das peladas, organizadas, no Rink, onde o futebol de salão era a febre dos anos 60/70 e vejo que realmente o tempo passou. O meu time, comandado pelo Gilson Coimbra, que ganhou o nome de Gemini V, em homenagem a nave americana que foi para o espaço naquele tempo, tinha gente que jogava bola com classe, eu, claro, Thiara, Júlio, Cacá, Vilmar Guimarães e Gilson, mas tinham outros times por ali no mesmo nível. 

Olho para as fotos do tempo do Banerj e a saudade também bate muito forte, só no time do banco, que era um timaço e não perdia lá no sítio do Moreno, já se foram três craques, praticamente a base do nosso soçayte, que agora devem estar juntos jogando no time Dele, ou seja, João Moreno, Jorginho e Sidney agora só jogam no nosso pensamento e o pior, bem pior, é que na foto de algumas festas muitos também já nos deixaram e se transformaram em saudade. 

Viram só porque estou neste domingo de sol, bonito para quem gosta de praia, triste e solitário no meu apartamento? Como sou um cara da saudade e de contar coisas boas da vida, procurei as fotos para contar causos alegres, divertidos e cheio de graça, porém, tem sempre um porém, o que veio a lembrança foram os amigos que se foram e nos deixaram prematuramente.

Eita vida danada.

E, para completar, enquanto olhos as fotos, escrevo este texto, assisto um DVD do Bee Gee e não é que ali também só resta um? Outros quatro se foram e agora Barry Geeb é o único que resta do grupo vocal mais gostoso de ouvir nas boas horas. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria