Homenagem aos amigos portugueses

Em 2008, quando fui a Portugal pela primeira vez, nossa guia, fantástica por sinal, fez um balanço dos nomes de famílias brasileiras, oriundas da "terrinha" e durante as viagens de ônibus, pelos caminhos traçados pelo roteiro da CVC, fomos conhecendo plantações de pera, figo, uvas e enquanto olhavamos as plantações ela explicava.

- Meus avós, dizia ela, foi daqui de Évora para o Paraná, lá no Brasil, e eram colonos em uma fazenda que produzia figo e como não tinham documentos os seus patrícios, que os receberam no Brasil, colocaram o sobre nome deles de Figueira, como muitos outros portugueses que cultivavam a fruta e vieram para nosso país, e por aí foi explicando cada um dos sobrenomes e cada um dos apelidos destes maravilhosos colonizadores do nosso Brasil.

Então minha cabeça foi passeando por Miracema e descobrindo, ou tentando descobrir, se meus vizinhos Garibaldi Parreira teve seus ascendentes cultivando uvas em Portugal? Será que seu Neném Braga tem este sobrenome por ser sua família originária da cidade do mesmo nome, também em Portugal? Seu Nenzinho Pereira era descendente de cultivadores de pera (árvore da foto)? 

Não fui a Ilha da Madeira, quem sabe desta vez eu tenha chances? Mas no Aeroporto acompanhei o embarque de centenas de lusitanos e e turistas estrangeiros para o famoso torrão português, um dos destinos mais procurados por quem vai a Portugal a turismo, e quando vi a chamada do embarque meu pensamento se voltou ao meu saudoso amigo Porfírio Augusto Botelho, ou simplesmente Seu Botelho, que sempre me falou deste lugar, nem sei se ele é descendente de lá ou se veio da famosa Ilha. 

Encontrei, via Internet, um João Picanço, jornalista como eu e meu filho, morador de Lisboa mas nascido e criado na Ilha da Madeira e confirma que nossa família é mesmo oriunda daquele paradisíaco lugar. mas o moço não é muito simpático e não é muito de conversa sobre o tema família, desconversou muito e me desliguei do gajo dando um block em seus retornos de prosa.

E o que seria o significado do sobrenome Vieira? Meu vizinho, dos tempos de infância, na Praça Ary Parreiras, seu Manoel Vieira, veio de Portugal assim como outros comerciantes da nossa Miracema, seria, segundo a nossa guia da excursão, um apelido dado a um grande senhor, colonizador das terras na Beira Douro, o rio mais famoso de Portugal, Rui Vieira, o Minhoto, que transformou seus descentes em fidalgo e ganhou fama na corte portuguesa.

Conheci Portugal através das narrativas do Seu Arthur, dono de um belo bar na Rua José Higino, na Tijuca/Rio de Janeiro, e de seu filho, Fernando, um pouco mais velho do que eu mas um português amante do futebol e, pasmem, do Flamengo. Seu Arthur veio rapaz e tem na lembrança os bons momentos vividos na sua terrinha, veio do Além Tejo para o Rio e nunca mais voltou para rever os parentes e amigos que por lá deixou.

Mas um outro amigo, dos tempos de Banerj/Campos, que veio da cidade do Porto, não esquece as origens e volta anualmente para ver as suas prendas, como gosta de dizer José Maria Gomes de Pina, um portista apaixonado por sua gente e sua terra e que fica feliz quando me recebe para dois dedos de prosa sobre Portugal e suas belezas, ontem, ao saber que iria até Porto, me abriu as portas de sua casa para que lá ficasse, como já o fizera em 1999, quando o Banerj foi vendido e cheguei a pensar em me mudar para fora do Brasil.

- Cá estão as chaves de minha casa e lhe garanto um bom emprego no Porto, meus irmãos o receberão por lá e tenho certeza de que tudo vai dar certo, me dizia na época o bom amigo Gomes de Pina, dono da farinha mais torradinha do interior do Estado do Rio. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria