A primeira viagem ninguém esquece

Tempo de renovação de passaporte e tempo para recordar bons passeios e boas histórias e a primeira delas é exatamente a retirada do primeiro passaporte, em 2005, que tem uma história interessante e mostra a eficiência e o bom atendimento da Polícia Federal, escritório Campos dos Goytacazes, para com os usuários deste departamento.

Abril de 2005, já na segunda quinzena do mês, a Sky me liga e diz secamente: "Você é o vencedor da promoção "escreva sobre o Campeonato Espanhol", ganhou duas passagens, ida e volta, para Madrid, com direito a hospedagem e ingressos para o jogo Real Madrid x Atlético Madri, a viagem será dia 17 de maio e sua documentação tem que está em ordem dentro de dez dias".

Seco demais, não? Pois é, tinha apenas dez dias para pedir meu passaporte, preparar a documentação e entrega-la a operadora de  viagem que intermediava o concurso. Pensei comigo, não vou a Espanha e perderei a chance de minha primeira viagem internacional, mas não vou perder fácil, vou buscar a vitória.

Ainda naquela quarta-feira saímos, eu e Marina, rumo a Polícia Federal, agência Campos dos Goytacazes, para tentar resolver o problema. Fomos atendido de forma espetacular e, após contar o acontecido e como gerou a pressa de ter em mãos pelo menos o número do Passaporte, a agente da PF foi clara: "Os senhores não perderão o passeio por culpa nossa, vamos providenciar tudo com urgência e daqui a dois dias voltem aqui para pegar o protocolo".

A esperança ficou no ar e após o prazo lá estávamos nós para retirar o tão sonhado Passaporte e, para surpresa, recebemos a informação: "Não há passaporte disponível na delegacia e vai demorar um pouco a vinda de outros de São Paulo". Putz, aquilo bateu como um gol contra e ficamos certos de que não iríamos viajar, o tempo passava e não havia como resolver em uma semana.

Mas os agentes da Polícia Federal, delegacia de Campos dos Goytacazes, cumprem o que promete e, com interesse em resolução imediata, um fax foi enviado para São Paulo e de volta chegaram os números do documento, que foi anexado em um documento oficial e enviado para a operadora de viagens como garantia que teríamos os passaportes dentro do prazo legal para a viagem.

Tudo resolvido e a torcida a partir dali era para que a delegacia de Campos recebesse os passaportes pelo menos dois dias antes de nossa viagem, 17 de maio de 2005, e dentro do prazo correto eles chegaram, retiramos os ditos cujos, agradecemos bastante a agente da PF, que não guardo na memória o nome, e, munidos dos passaportes estávamos aptos para viajar para Madrid.

Mas a aventura não terminou aí, tinha muito mais aguardando a dupla de viajantes neófitos, nosso voo Rio x São Paulo, que estava marcado para às 15:45h, com tempo suficiente para ir a agencia de turismo, retirar as passagens e pegar os valches de hotel, foi transferido pela Gol para 19:45h e aí apertava o cerco, São Paulo x Madrid, pela Varig, estava marcado para às 22 horas, no Aeroporto Internacional de Cumbica, e tínhamos que ser rápidos em tudo daí pra frente.

Desembarcamos e seguimos direto para o balcão da Varig e de lá ao escritório da operadora de viagens, tínhamos apenas dez minutos entre esta etapa e o momento do embarque, mas Deus é nosso Pai e em cinco minutos estávamos na fila de embarque, já passando pela Alfândega e o chek-in e por lá fomos recebidos com olhares estranhos e uma afirmação:
- Puxa, vocês conseguiram.

Sim, conseguimos, a Polícia Federal, delegacia de Campos dos Goytacazes, nos deu suporte necessário para que usufruíssimos do meu prêmio e lá fomos nós viajar felizes da vida em nossa primeira aventura na Europa.