Natal: Lembrando dos padres holandeses


Eu sentei por aqui pensando em escrever algo meio saudosista ou uma crônica diferente para este Natal que se aproxima. O Nelson Barros pedia urgência: “O jornal vai prá gráfica na quarta-feira”, dizia o chefão com um jeito nervoso. Natal sempre deixa a turma agitada e alguns mais emotivos e outros com espírito de solidariedade em alta.

No ano passado até que consegui levar algumas linhas sem chorar, sempre chego as lágrimas quando me recordo dos belos e duros natais que passei na infância, sempre dando duro ao lado da família lá no Bar do Vicente Dutra.

Porém, tem sempre um porém, por não achar o ponto certo do texto eu ainda estou aqui, enchendo lingüiça com este textinho básico e improdutivo, enquanto a máquina do cérebro vai rebobinando a fita em busca do ponto certo. 

Olhei fotos, li jornais antigos, troquei e-mails com amigos. Tudo isto a procura do ideal para colocar aqui nesta crônica de Natal. De repente, quando achei que estava enrolando demais, vejo uma foto do Roberto Dinamite com a camisa do Vasco, em um recorte bem antigo do Jornal dos Sports, e o que me veio a cabeça? Os padres holandeses, que por muitos anos catequizaram os meninos de Miracema ao lado de abnegadas como D. Áurea Bruno ou D. Climene Moreira. 

Pimba... Era tudo o que queria para um gancho natalino. Não preciso mais procurar no Google algo para ilustrar o texto, já busquei na memória o material que precisava para completar a crônica do Natal 2010. 

Padre Alberto ouviu-me, não em confissão, mas naquela conversa que ele gostava de ter com as crianças da Paróquia, e ficou sabendo que eu odiava o Natal, não o espírito natalino e sim, como eu já contei aqui por diversas vezes, a injustiça que via na divisão dos presentes. 

Falei, já naquele tempo eu tinha o dom de falar demais, e ai fui obrigado a ouvir, e se minha memória ainda está me acompanhando, trago um pouco do que ouvi do Padre Alberto enquanto descíamos as escadas da igreja rumo a casa dos pobres, onde iria, como Padre Antonio, fazer algumas orações com os velhinhos que ali moravam.

- Meus pais, lá na Holanda, também não viam estas comemorações com bons olhos, mas um certo dia tudo mudou lá em casa. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria