O MELHOR TIME DE TODOS OS TEMPOS

Hoje, ao receber a cédula de votação dos melhores do ano, enviada pela assessoria de imprensa da CBF, lembrei que um dia me perguntaram qual foi o melhor time que já vi jogar em toda a minha vida. Não vacilei ao responder que foi o meu Vasquinho, não o C.R. Vasco da Gama, o tradicional e querido clube de São Januário, foi mesmo um Vasco no diminutivo, criado pelo Edson Monteiro de Barros e pelo Clarindo Chiapin, dois vascaínos fanáticos e amantes do futebol.

Aquele time era a continuação de um outro, formado pelo genial Alberto Cid de Carvalho, o Bitico, craque de bola e com uma paciência de Jó para lidar com as crianças metidas a jogadores de futebol. Aproveitando o sucesso da molecada, no meio da década de 60, a dupla Edson/Clarindo chamou a responsabilidade e um novo time foi criado, com o comando técnico do Bizuca, que naquele tempo ainda fazia bonito no gol do Tupã EC.

A base dos meninos do Bitico foi mantida, principalmente no ataque, onde Eu, Thiara e Pintinho formávamos um trio bem veloz e, que me perdoe a imodéstia, velozes e mortais. Eu comecei pelo ataque e falando de mim? Claro, pela primeira vez abro o meu coração e, como um dia me pediu o Rubinho Camelo, o goleirão do Miracema FC, precisava contar um pouco do que fiz.

Mas o time não era só ataque, muito pelo contrário, o meio campo era o que já vi de melhor em todos os tempos. Um craque, Geraldinho, que se jogasse hoje era uma mistura de Felipe Melo com Diego Souza, força, raça, coragem e classe, mas tudo isto misturado com um pouco de loucura a serviço da vitória de seu time.

Ao lado de Geraldo dois caras sutis e clássicos, Celestino, veloz, inteligente e criativo, e Júlio, um passador de bolas como poucos, a categoria de um maestro e uma genialidade impressionante para criar jogadas para o trio acima citado. Como Júlio vi poucos e para comparar com a turma desta geração só mesmo dizendo que seu estilo era aquele que vimos em Zinedine Zidane, sem exageros, podem acreditar.

Nosso goleiro era instável, mas de uma presença marcante quando chamado, Zé Navalha tinha os ensinamentos do cunhado, Bizuca, mas não era um protegido, jogava porque era realmente o melhor de todos. A defesa se completava com o Luiz, um lateral já moderno naquele tempo, Teco, raça ao estilo zagueiro-zagueiro, Gilson, pesado para a lateral foi se destacar no meio da zaga, e Vilmar, cujo ponto forte era a boa chegada na linha de fundo e o revezamento com o Pintinho ali pelo lado esquerdo.

Depois aconteceram algumas mudanças, o Luiz foi prá zaga central e o Vagner entrou na lateral direita, o Gilson voltou para a esquerda e o Eduardo Amaral, o Piaza, entrou e tomou conta da quarta zaga. Um senhor jogador de bola, equilibrado, calmo e com uma técnica apurada e fazia jus ao apelido herdado do craque do Cruzeiro.

Este time foi aos poucos se modificando, a defesa principalmente, e quando o Vasquinho fechou as portas, para a recriação do C.E. Miracemense, ganhamos novos companheiros e os garotos que não tinham idade para o juvenil foram substituídos e a principal novidade foi a chegada do Cacá Moura, que tomou o lugar do Pintinho no ataque e formou-se ali um ataque, que segundo o Fernando Nascimento, era o terror de todos os butinudo da cidade.

Viu só, ainda não me defini quem são os melhores do Brasileirão 2010 e ainda não encontrei o melhor time que vi em todos os tempos. Geneci, um goleiro que só não foi melhor porque não quis, poderia ocupar o lugar do Zé Navalha, o David, que chegou ao grupo só quando houve a fusão do Esportivo com o Tupã, se alinha perfeitamente na lateral direita, como eu já disse em outras colunas, o Chiquinho, que saiu de Paraíso para o Flamengo e hoje é treinador da base do Bahia, também caberia como uma luva neste time de sonhos.

Êpa! Se eu colocar o Chiquinho eu vou perder o lugar, Cacá Moura, Thiara, Chiquinho, Pintinho e eu onde é que entro? Vou logo escalando o ataque com Thiara, Cacá e Adilson, o Chiquinho ficou muito pouco tempo e não cabe neste time e o Pintinho foi para o time de cima e perdeu a vez. Estamos combinados?

Zé Navalha, David, Gilson, Piazza e Vilmar, Geraldinho, Celestino e Júlio, Thiara, Cacá Moura e Adilson, é o escolhido, sabem por quê? Este time jogou junto até 1970 e em 1969 foi o time do TG217, que segundo o Sargento Couto, nosso comandante, era um dos melhores que ele já viu jogar.

Assim eu assino embaixo e concordo com ele. Se você viu pode aprovar, ou não, se não viu pergunte a quem um dia teve a felicidade de ir ao Estádio Municipal e ver esta garotada jogar futebol.

Comentários

Unknown disse…
Fala Penacho,Não estou contrariando, pois não acompanhei esta turma, mas o melhor,que eu vi, de Parada de Deus, foi: O Rink Futebol Clube, comandado pelo Chiquinho da banca de revistas e que possuia um elenco formado por:Brazinho,Silvinho,Manoel,Lair,Eduardo do Jová,Marcio Bartolo,Lelei e ,outros miacemenses,do mesmo calibre.Era sensacional assistir uma partida daqueles caras.Jogavam "por música.
É isso aí!!
abraços Paulinho Leitão
Adilson Dutra disse…
Eu tenho um texto sobre o Rink, não sei se está neste blog, mas creio que sim, fiz uma homenagem a esta turma, que realmente foi sensacional, ali tinha dois gênios, Braizinho e Silvinho, que jogavam como poucos jogam hoje, além dos que vc citou tinha o Frederico, ponta esperto e grande chutador. Realmente fantásticos. Você está correto.

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria