Veneza - A Ponte dos Suspiros

 

Uma imagem desta nos faz suspirar, certo? Sim, isto é Veneza e aqui está a Ponte dos Suspiros. Mas... Será que é pela beleza arquitetônica ou seu entorno maravilhoso que ganhou este nome? A história contra uma coisa bem diferente é a realidade e não é aquele romantismo, que todos nós imaginamos e que nos levam a fotografias românticas sob a ponte mais famosa da esplêndida ilha veneziana.

A Ponte dos Suspiros é uma das quatrocentas pontes que cortam os canais de Veneza e, claro, a mais famosa e mais tradicional e com uma história, que muitos julgam ser lenda, fantástica. Ele não é uma ponte fechada, como todas as pontes do mundo, ela liga o Palácio Ducal a prisão mais temida pelos inimigos do ducado. É fechada em sua grande parte, como se vê na foto.

Contam, os guias, que o nome da ponte vem dos suspiros dos prisioneiros, que atravessavam para suas celas do da câmara de execução e tinha dali a última visão da bela Veneza e o suspiro não se sabe se de emoção ou de esperança. A ponte se tornou um monumento símbolo de Veneza quando foi "cantada" em prosa e verso pelo poeta Lord Byron, em 1912, no seu livro Childe Harold 's Pilgrimage. 

A ponte fica no Castelo de San Marco e demorou três anos para ser construída, 1600/1603, feita em arco e com ideia do arquiteto italiano Antonio Contin e que foi construída para ser o caminho para a primeira prisão/edifício do mundo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria