Rio Sena o amor dos parisienses

  O Rio Sena nasce em Meseta de Langres, na Còte-D'Or, na colina Sousse-Seine, de 470 metros, tem uma extensão de 776 km e banha corta a capital, Paris, e segue até o Canal da Mancha, nas proximidades da bela Le Havre, no Oceano Atlântico.

Além de Paris, o Rio Sena também banha as cidades de Troyes e Ruen até chegar a Le Havre, onde suas águas se misturam ao Canal da Mancha (depois uma postagem sobre este importante canal situado entre a França e a Inglaterra). 

O Sena é símbolo de Paris e fará parte dos Jogos Olímpicos como local de provas aquáticas, a cidade fez um trabalho de recuperação das águas, tornando viável para natação e outros esportes aquáticos, mas não é o maior da França, é o quarto do país em extensão e de seus 776 km 13 km estão dentro da Cidade Luz, que é dividida ao meio pelo famoso rio. 

Os passeios nos barcos, o mais famoso deles é o Bateaux Mouche e andar pelas águas do Sena, nestes catamarãs, é conhecer toda a história parisiense. Existe agora um destes barcos que fazem como aqueles ônibus de turismo, você compra o ingresso para um dia de passeio e desce em cada um dos pontos turísticos, como Torre Eiffel, Louvre, Notre Dame e muito mais. 

As pontes do Rio Sena são cartões postais e um espetáculo a parte, ao atravessar uma destas, como a Neuf, Mirabeau, e, principalmente a Alexandre III, a história da cidade passa com você nestes monumentos de arte. 





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria