Pão, pizza, bacalhau e outras delícias do mundo

Ontem, em uma conversa informal, na fila do pão, me perguntaram sobre tipos de comida que gosto e onde foi, dos lugares que passei, que provei a melhor comida e qual a culinária que mais me agrada. 

A turma estava com tempo disponível e o padeiro, parecendo estar com uma tremenda ressaca provocada pela noitada da virada do ano, resolveu demorar na entrega do pão da manhã e ficarmos por mais de meia hora a espera e por isto o papo de comida, pessoas com fome tende a tocar neste assunto. 

Eu e Belinho resolvemos trocar ideias sobre as nossas andanças, ele mais americano e eu mais europeu, e os companheiros iam perguntando e nós respondendo e analisando cada um dos pratos preferidos pelo grupo da famosa "fila do pão". 

- Na virada do ano, diz JR, minha sogra fez uma bacalhoada e me lembrei da sua viagem a portugal, meu caro amigo Dutra e, aproveitando a deixa, diga aí onde foi melhor, em Lisboa ou Porto? 
Meus amigos ficaram surpresos quando disse que o pior bacalhau que comi, em todas as minhas andanças, foi em Lisboa, no famoso restaurante João do Grão, que só tem fama e mau atendimento, a bacalhoada estava salgada e o vinho uma boa porcaria.

 O melhor bacalhau comido na Europa foi, acreditem, em Varsóvia, na Polônia, onde eu e Bandeira, ao lado das esposas, pedimos dois tipos distintos e cada um melhor do que o outro, uma delícia de verdade. 

Belinho, que é chegado a um peixe, diferente deste que vos fala que só devora um bacalhau, diz que na Noruega comeu um salmão que até hoje está no seu paladar: - Amigos, diz ele, parecia um "manjar dos deuses", como as donas de casa gostam de dizer, salmão fresco, na beira do cais, um tempero fantástico e com receita de um mestre pescador norueguês, arremata o amigo. 

Algum duvidou sobre meu comentário a respeito do bacalhau na Polônia e completei, para espanto de todos. A melhor pizza não comi na Itália e sim na França, em Nice, torradinha, fininha e sem necessidade de prato ou talheres. A melhor massa também não foi comida em Roma ou em outra cidade italiana, foi na República Tcheca, na cidade fortaleza de Cezk Kunlov, massa feita na hora e por isto com uma demora de 40 minutos, mas também denominada por nós como "manjar dos deuses". 

Perceberam que não é sempre no país de origem que a comida tradicional é encontrada? Na Alemanha se come uma boa massa, na Itália um bom defumado, no Uruguai e na Argentina uma boa carne, mas como estávamos na padaria eu puxei o assunto pão e o Belinho foi rápido ao dizer que o pão, nos Estados Unidos, é tudo de bom, mas quando eu disse que o do Uruguai é o melhor do mundo ele concordou imediatamente. 


- O pão de Montevidéu é sacanagem de tão gostoso,   completamente torrado, em igualdade, e uma massa de fazer corar de inveja este padeiro da Estrela Dalva, que por sinal deu o grito lá de dentro "pão saindo quentinho", e o papo acabou com todo mundo de água na boca e com jeito de que o café da manhã teria algo mais neste primeiro dia do ano de 2017.

Ah! Você lembrou do Uruguai e do pão, lembro que por aqui, no sul, tem uma carne que se assemelha aquela do país vizinho, mas cá prá nós, disse eu ao Belinho, carne como a que me serviram em Berna, na Suíça, jamais encontrarei outra igual e, sem medo de ser feliz, um dia voltarei lá só para voltar a comer aquele bife que um são dois e dois são quatro. Incrível. 

Chega, ficamos com nosso pão branco e feio, com nossa alcatra sem gosto e, ufa, felizmente temos bons cozinheiros por aqui e a cozinha brasileira ainda é uma das melhores do mundo, principalmente a mineira, mas o mito de que só em Portugal se como um bom bacalhau ou que só na Itália que tem a boa pizza caiu com estas minhas andanças. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria