Meu adeus ao amigo Erasmo

Há alguns dias atrás perdemos um grande miracemense, aquele que nos contava as histórias, narrava causos e casos e falava de cada um dos personagens desta cidade com orgulho e competência. Perdemos um amigo, um irmão, um cara que era referência na Rua Paulino Padilha e que estava sempre pronto, com um sorriso no rosto, para uma prosa sobre qualquer tema. 

Há alguns dias atrás Miracema perd eu um filho querido, que muito fez por ela, aquele que narrou em livros e crônicas cada um dos seus oitenta anos de historia, que ninguém como ele sabe ou saberá conta-las. 

Há algum dias atras perdemos um homem de postura impecável, todos nós temos momentos ruins e vivemos altos e baixos na vida, mas poucos sabem como enfrentar os problemas e sair deles como se nada tivesse acontecido e,  com toda certeza, com a moral intocável e que fez dos momentos ruins a força para superar obstáculos e viver intensamente para a família e amigos. 

Há alguns dias atrás a Maçonaria perdeu um dos seus mais ilustres irmãos, venerável de fala serena e de pulso forte. Perdeu a cidade, perderam os maçons e ganhou o Grande Arquiteto do Universo um grande irmão para seu reino eterno. 

Há alguns dias atrás perdemos José Erasmo Tostes, amigo de meu pai, amigo de meu avô, com toda alegria do mundo eu digo, meu amigo particular e um grande incentivador de minha carreira no banco e no jornalismo. 

Há alguns dias atrás eu perdi um incentivador, José Erasmo Tostes, ou simplesmente Erasmo para todos nós, que sempre tinha uma palavra de incentivo sobre minha vontade de escrever, sempre com um elogio para meus textos e com rascunhos dos cálculos de custos de um possível livro que eu um dia pretendo publicar. 

Sua amada e querida esposa, minha professora no primário, já havia partido, a morte de Dona Nilcéia deixou Erasmo triste mas nunca perdeu a postura elegante de tratar seus amigos e irmãos e seus filhos, Cícero e Eraceia, sempre estiveram a seu lado, confortando o pai pela irreparável perda da esposa, mas a lacuna ficou machucando aquele bom. coração que parou há alguns dias atrás. 

Sou do tempo em que o pai de Erasmo, um Seu Cícero, nos recebia em sua casa e na sua loja para doce, comprado sempre no Caboclo ou no Garibaldi, e por ser amigo do Roberto, o nosso Pernoca, convivi intensamente com Erasmo desde em que eu era criança pequena em Miracema. 

Queria falar mais, achar mais motivos para elogiar o amigo e irmão José Erasmo Tostes, mas creio que a sua boa passagem por aqui, sempre fazendo o bem, já foi o suficiente para lembrarmos dele eternamente. Ide em Paz, meu caro amigo, que o Senhor te receba de braços abertos em sua nova morada. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria