A bola oval passou por Miracema?

Minhas últimas crônicas têm sido muito saudosista, bem carregada de nostalgia e pouco falei sobre o que mais gosto de escrever por aqui, aliás dá título a coluna, falar de bola, qualquer tipo de bola, exceto a que não temos por aqui, a bola oval, do rugby ou do futebol americano.

E quem disse que não tivemos por aqui a bola oval? Lá vem de novo o papo nostálgico e volta a surgir o cara cheio de saudade em seus textos. Isto, volto a falar em um passado bacana, cheio de histórias bonitas e que foram vividas intensamente por este escriba e sua turma. 

E o leitor, que não viveu este momento, deverá estar se perguntando: Futebol americano em Miracema? Rugby em Miracema? Sei lá, respondo eu. Não sei se aquilo era um ou outro ou nenhum dos dois, e creio que está mais para a segunda opção, mas o certo é que lá no TG 217, onde servi em 1968, tinha duas bolas ovais, deixadas pelos sargentos anteriores, não sei se o Lecine ou o Vasconcelos, mas pelo estado de conservação seria mesmo do tempo do Sargento Lecine. 

E aí, nosso Sargento Couto, que chegou na cidade em 1967, as levou para o Estádio Municipal, onde somente o futebol tinha acontecido por lá, e nos fez correr com aquela bola nas mãos e tentou nos ensinar alguma coisa sobre o esporte preferido nos Estados Unidos, mas cá pra nós, bem baixinho, que meus companheiros da turma 1968 não nos leiam, ninguém sabia nada e foi um verdadeiro vexame e nem mesmo os brutamontes da time não usaram as armas dos americanos neste esporte, ou seja, a força bruta. Um fracasso total. 

Hoje, assistindo aos jogos da NFL, a liga de futebol americano, vejo que nós, os soldados do TG 217, naquele ano, jamais poderíamos ser estrelas neste esporte, já imaginou, por exemplo, eu, Cacá Moura, Thiara, Júlio ou até mesmo o Geraldinho Araújo, que era forte e corajoso, jogando de verdade o Futebol Americano? Quem seria esmagado primeiro? Acredite, nem em sonho podemos imaginar algo diferente disto. 

Comentários

kvari disse…
Olha que poderia ter sido o Cairo Santos daquela época. O cara é baixinho mas faz o maior sucesso no Kansas City Chiefs.
Meu sogro, Marreco - Sebastião Detogne - lembrou de um "jogo" desses do TG Miracema outro dia lá em casa enquanto eu via um joga da NFL.

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria