Então é Natal e o que dizer sobre a data?

Então temos que escrever sobre o Natal? E qual o assunto deste ano? São mais de trinta anos escrevendo sobre o tema e meu arquivo já esgotou e não há um só assunto relativo ao dia que me venha a cabeça.

Já contei como eram nossos natais, no tempo do Bar do Vicente Dutra, a família trabalhava unida e neca de festa natalina. Já narrei os grandes momentos vividos com os padres holandeses, Alberto, Luiz, Antônio e André, que foram responsáveis por ótimos momentos natalinos da minha geração.
Teve até um ano, quando andava meio revoltado, que escrevi sobre a necessidade de se mudar o estilo de ver o Natal, o povo encara esta festa como profana e se esquece do principal, o Aniversário

Dele, que é o verdadeiro sentido do dia. Neste texto eu recebi elogios e broncas, mas dei o meu recado da forma que penso e ninguém vai tirar esta ideia de mim, o Natal hoje é mercantilista e não religioso.

Teve uma crônica, não me lembro bem qual foi o ano, nem vou procurar, que narrei as festas da Igreja Católica de Miracema, contei sobre as celebrações nas Igrejas Evangélicas e tracei um paralelo sobre ambas e vi que o espírito natalino estava mais incutido nos evangélicos do que nos católicos, levei outras broncas e recebi outros elogios.

E hoje, falar o que sobre o Natal que se aproxima? Dizer que continua o mesmo para aqueles que pensam apenas na ceia, com cerveja e carne, que os padres holandeses fazem uma falta danada, a alegria dos Padres Alberto, Antonio, Luiz e André contagiava a garotada e fazia com que nossos natais, por mais pobre que fossem as famílias dos meninos, fossem iguais aos natais dos meninos ricos da época e não havia este desejo enorme de ganhar presentes, comprar presentes, beber, comer e não orar pelo aniversariante.

Ah! No ano passado eu falei que o nosso mais belo cartão postal, de Miracema minha gente amiga de outras cidades, a nossa Fonte Luminosa, ficou escondida por debaixo de uma linda o decoração natalina e quem passou por ali pelo jardim, principalmente os miracemenses que estão fora da cidade, não viram o descaso por este símbolo do Município.

Sim, este ano também está muito bonita, dizem os amigos que por lá estão, mas a Fonte Luminosa ainda está em péssimo estado, quase sendo retirada do lugar que se encontra há mais de cinquenta anos, e não duvidem que a cidade ganhará um "grande" presente de Natal fora de época, quem sabe após a retirada dos enfeites as "autoridades" não retirem também o que resta do nosso cartão postal?

Me falta assunto para comentar sobre a festa de Natal, me sobra vontade de criticar, novamente, as constantes confusões sobre a data festejada e me vejo com vontade de falar sobre o clima instável vivido pelo povo brasileiro, pela instabilidade de nossa política e quem sabe, será que Ele nos escuta neste momento, nosso aniversariante deste final de ano não olhe para baixo e dê uma luz a estes políticos brasileiros e os tranformem em verdadeiros heróis e tirem a fantasia de vilões que carregam há longos e longos anos?

Este seria o melhor presente de Natal que o povo brasileiro gostaria de receber. Certo?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria