Dois Estados, trinta anos de história

Como diria aquele baita narrador, Fiori Gilioti: "O tempo passa, torcida brasileira" e esta frase bordão serve para abrir o comentário desta semana de nosso Papo de Bola, que poderia muito bem passar a se chamar Papo de Amigos, neste Dois Estados, que está completando neste novembro 30 anos de circulação initerupta e com mais altos do que baixos, com mais alegrias que tristezas e com um punhado de leitores conquistados com sua informação correta e solidária.

Destes trinta anos eu devo ter vinte e nove e meio de participação no jornal, já falei de tudo um pouco. Já contei histórias, já narrei aventuras e viagens, saudei amigos boleiros e amigos de infância e juventude, falei de meus ídolos e contei causos que deixaram meus leitores bastante interessados e por isto recebo, todas as vezes que visito Miracema, dezenas de sugestões para novas colunas e novas conversas com os amigos leitores do Dois Estados.

Já até conversei com o Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros, me taxaram de louco na ocasião, contei causos do Rink, falei das peladas do Ginásio, reclamei da falta de espaços para as peladas nos dias de hoje, elogiei nosso carnaval, critiquei nosso carnaval, falei do futebol de ontem e não comento sobre o futebol de hoje, que não existe, briguei por ter visto o fechamento do Bar do Careca e de outros lugares tradicionais da nossa Miracema, enfim, fui porta voz de amigos que pretendiam e pretendem ver seus causos publicados ou suas histórias narradas por mim.

Chorei pelo Polaca, nosso grande ídolo do futebol e do carnaval, por Maninho, nosso grande baluarte do esporte na terrinha, por Lauro Carvalho, meu ídolo e amigo, e por tantos outros que nos deixaram nestes trinta anos, minha mulher até me disse que eu estava me tornando um biógrafo dos amigos que nos deixam, a crônica que fiz no falecimento do Olegarinho está na minha agenda de favoritos e até hoje choro, como choro quando lembro dos grandes amigos que se foram.

Neste espaço cobrei dos prefeitos melhorias na cidade, continuo brigando pela recuperação da nossa Fonte Luminosa, um dos cartões postais de Miracema, elogiei a recuperação e reforma do Estádio Municipal, e até briguei pela manutenção da Associação Atlética Miracema, que em breve não mais existirá, dizem que o leilão será em breve (será que já aconteceu?) e em pouco tempo também será uma saudade para nós.

Trinta anos, Nelson e Laélson? Realmente, amigos, só tenho que comemorar junto a todos os leitores do Dois Estados e abrir um bom vinho, safra 1985, para bebemorar com todos vocês, que me aturam durante todo este tempo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria