Onde estão os campinhos de pelada?

Durante a exposição, aqui na terrinha, Nilton Nepomuceno me parou e perguntou: - Você já viu que não temos mais campinhos de pelada em Miracema?


Olhei para o lado, estávamos diante de dois que acabaram faz um tempão, o do Colégio Estadual, onde joguei a última pelada como morador de Miracema, e o que havia onde hoje estão alguns prédios da nova Avenida Luiz Fernando Linhares, em frente ao Parque de Exposições. 



O Nilton tem razão, se olhássemos para cima veríamos o "Carrapichão" lá no morro, onde a turma da Rua da Laje corria atrás de bola nos bons tempos em que ainda podíamos fazer esta "arte", e se seguíssemos em frente entraríamos no mais famoso de todos, o campo do Ginásio, onde surgiram talentos incríveis como Genuíno, Júlio, Thiara e onde a dupla de saudosos amigos, os irmãos César e Marquinhos Linhares, eram estrelas diariamente. 



E no sábado seguinte, véspera do Dia das Mães, me encontro com o dileto e fraterno amigo, Antonio Carlos Monteiro, o Monteirinho, em um bar no Mercado Municipal, que me pergunta praticamente a mesma coisa: - Onde os garotos de Miracema jogam suas peladas nos dias de hoje? Acabaram com todos ou quase todos, confere? 



Viu, Nilton Nepomuceno, não somos só nós dois que pensamos assim, na cidade os peladeiros estão sem rumo e sem pouco, e por falar em pouso, o Monteirinho me lembra que no Campo de Aviação se realizada excelentes peladas, mas tinha um lugar especial, onde o Di Breu eternizou como o "estádio" do seu Alvorada, onde eu, João Campeão, Hudson Oliveira e Fernando Nascimento, entre tantos outros, inclusive o saudoso e querido amigo, o craque Lauro Carvalho, subíamos nas madrugadas para o treino e para as peladas de verdade. 



E o que é agora o lugar que chamávamos de Buraco da Égua? Por lá não tem nem uma placa, a mais simples possível, para lembrar o Alvorada ou o Osvaldo de Aquino, o popular Di Breu, e por lá hoje está construído o Estádio Luiz Fernando Linhares, ou simplesmente Ferradurão, de propriedade do... do... E aí, de quem é o Ferradurão? De quem era o Buraco da Égua? Do Bandeirantes? Da família Mercante? Da Família Linhares? 



Sei lá, só sei que pelo menos o lugar ficou para o futebol e se não tem peladas da madrugada teve belos jogos do Brasil, agora chamado Bandeirantes, e até hoje ainda é usado para se jogar futebol e não subiram edifícios ou abriram ruas em seu lugar. Obrigado ao dono do local por aproveitar tão bem um espaço que era sagrado em meu tempo de peladeiro.



E fomos, eu e Nílton, no breve papo diante do portão de entrada da Exposição, lembrando onde tinha um campinho de pelada e o que é hoje, e no sábado seguinte, no Mercado Municipal, eu e Monteirinho continuamos a saga de descobrir onde teve e o que é aquele velho e amado campinho de pelada. E você, já teve um lugar sagrado para suas peladas? Onde era? O que é hoje? Me mande pelas redes sociais para podermos continuar o nosso papo por aqui. Facebook agora é um bom lugar para motivar minhas crônica, conto com vocês. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria