Frio, chuva e lembranças da terrinha

Aqui chove, faz frio e não tem como sair de casa e por isto vem logo na cabeça as lembranças de minha Miracema, das peladas do Ginásio, dos campeonatos de futebol de salão, no Rink, e nos treinos e jogos do Vasquinho e por onde joguei nos meus tempos de guri e rapaz lá na terrinha. 
Existe alguma coisa melhor do que jogar uma pelada com a chuva caindo forte? 

Se esta pelada foi no Ginásio não pode haver coisa mais gostosa, barro, grama solta, bola travando na poça, gritos histéricos dos zagueiros botinudos deitando e rolando sobre os miúdos, frangos incríveis dos goleiros improvisados e a torcida para que a chuva não acabe antes das seis da tarde, horário em que escurecia a ponto de não ter mais o que fazer no gramado castigado do Colégio Miracemense. 
Por que lembrei dos campeonatos de futebol de salão do Rink?

Quem viveu aquele tempo sabe que estes torneio eram realizados nas férias, julho ou janeiro, para que todos os estudentes pudessem comparecer aos jogos e, normalmente, era uma torcida para ganhar o jogo e outra para que não chovesse. E quando chovia durante os jogos muitos companheiros não queriam encerrar as partidas e o que acontecia? Isto mesmo, tombos perigosos e muita bunda no chão de cimento do nosso inesquecível Rink. 

No tempo em que o gramado do Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros era um "pasto", isto mesmo, foi completamente estragado após a realização 1a Exposição Agropecuária, que teve como palco o nosso estádio da cidade, e quando chovia o lado direito, de quem atacava para o gol que dá para o Prudente de Moraes, corria o risco de atolar no barro ou ficar em chuteiras na corrida em busca da linha de fundo, o Thiara pode dizer com propriedade sobre estas situações, ele viveu intensamente correndo por aquele lado e fugindo dos "botes" do Athaide ou do Lula, para citar apenas dois bons laterais esquerdos daquele tempo. 

As lembranças são ótimas, falar de nosso futebol sempre me deu prazer, quando falta um assunto é só puxar pela lembrança que algum fato interessante vem a tona, como hoje, bastou chover para que meu pensamento voltasse para as peladas e para os campos ruins dos anos 60 época de ouro do nosso alegre futebol. 

E hoje, onde é que a garotada joga pelada? Qual é a serventia do nosso Rink? Sei que o gramado do novo Estádio Municipal, depois de reformado, ficou um espetáculo, mas e hoje, será que ainda tem craques correndo atrás da bola por lá? No Rink, alguém promove campeonatos de futsal, como é chamado hoje o nosso outrora Futebol de Salão? 

Muita gente fica me perguntando como é que lembro destes fatos, é fácil, eu tenho muitos amigos e todos me socorrem no momento de escuridão e há sempre uma chuva, um tempo frio me impossibilitando de sair de casa e isto me dá inspiração de sentar e escrever algumas bobagens para preencher o espaço vazio de tempo e a nossa coluna de sempre. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria