O fim da Associação Atlética Miracema?

Como tudo na terrinha tem um fim, há anos vejo a destruição do nosso patrimônio e a queda de nossas empresas e indústrias, a notícia da venda da Associação Atlética Miracema e sua extinção como clube e time de futebol, não me pega de surpresa e sim com a certeza de que é mais uma tradição que morre por falta de interesse das autoridades e da população de nossa cidade. 

Fui atleta da Associação em seus primeiros dias de vida, só não fui sócio na época por não ter grana suficiente para cobrir as mensalidades, mas frequentei o clube social, fiz parte da sua história e hoje me sinto órfão com a triste notícia recebida na última passagem pela terrinha, na semana que passou. 

O que me alegra um pouco é saber que alguns sócios, como Maurício Monteiro e José Luiz da Silva, ainda lutam desesperadamente para quitar a dívida pendente salvar o clube da extinção, porém, tem sempre um porém, as notícias que me chegam dão conta de que a situação é irreverssível e nem mesmo uma possível ajuda da CBF, como pleiteia Maurício Monteiro, na desesperada missão de salvamento, poderá livrar a AAM da bancarrota. 

Onde anda o Operário? Que notícias me dão do Miracema FC? E o Bandeirantes, ainda sobrevive? O Esportivo e o Tupan encerraram suas atividades e se fundiram para nascer a Associação e hoje também já faz parte de um passado rico em histórias e pobre de presente e de futuro, assim como um dia acabaram o Sereno, o Flamenguinho, o Vasquinho e tantos outros tradicionais ou não. 

O pior é que a sociedade aceita tudo isto numa boa, com a tranquilidade de quem não está nem aí, aliás, e a propósito, não é só o futebol que vive do passado em Miracema, nossos cinemas se foram, nossos clubes se exinguiram, nossas indústiras desistiram da cidade e o comércio está cada dia mais acéfalo, principalmente na principal rua da cidade, que um dia foi formosa e intrépida e hoje vide de alguns sobreviventes corajosos e insistentes. 

Em um bate papo no BDF, do meu amigo Sebastião, fiquei sabendo da venda do Estádio Irmãos Moreira e veio logo a dúvida na minha cabeça quando alguém falou que morria a tradição da AAM. Qual a dúvida? O que ficará na memória do miracemense, o Campo do América ou o Estádio Irmãos Moreira? O que seria mais tradicional, o primeiro ou o segundo? 

Eu, particularmente, apesar de viver o início da AAM, fico com o Campo do América, que tem mais histórias gravadas na memória dos moradores do bairro onde está localizado e daqueles que viveram seus dias de glória. 

Tudo bem, penso eu como Poliana, pode surgir ali um belo condomínio ou um residencial de alto nível que servirá para valorizar ainda mais aquele canto simpático de Miracema ou ainda acreditam que com a salvação do Estádio Irmãos Moreira o futebol da cidade estará a salvo? 

Tenho certeza de que em dois ou três anos ninguém se lembrará da AAM como não lembram da Usina Santa Rosa, da Fábrica de Tecidos, do Bar Pracinha, do Bar do Zé Careca, do Hotel Assis, do Hotel Braga e outros patrimônios da nossa rua Direita, que um dia foi centro histórico e hoje apenas guarda uma história. 

Comentários

TADEU MIRACEMA disse…
Toda a história passada a limpo. Correto em tudo que vc escreveu, e como sempre, nada a acrescentar, somente a lamentar tantas perdas para uma cidade que tanto amamos.

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria