Visitando o circuíto ibérico

Logo no primeiro dia, em Barcelona, visitamos o famoso Bairro Gótico, o mais antigo da cidade, assim chamado devido ao grande número de construções góticas nele existentes, como a belíssima Catedral, cuja construção foi iniciada no séc. XIII, mas apenas terminada no séc. XIX, altura em que foi completada a fachada.

As Ramblas, a movimentada avenida central da cidade, a Praça da Catalunha, com as suas belas fontes, Passeio de Gracia, avenida com comércio elegante que foi construída no seculo passado, as Casas Millá (La Pedrera) e Battló, obras-primas de Gaudi, a Igreja da Sagrada Famíliam (foto), belo exemplar da arquitetura modernista de Gaudi, que trabalhou na sua construção até à data da sua morte, o Parque de Montjuich e o Estádio Olímpico. Tudo isto fotografado e filmado por nós. 

Seguimos em diante e a viagem continua, saída para Valência, uma das mais antigas e terceira maior cidade espanhola, fundada pelos romanos no ano de 138 a.C. com o nome de Valentia Edetanorum. 


Valência é ainda hoje uma das cidades mais dinâmicas do país, com uma excelente gastronomia, onde os pescados e o famoso arroz ou paella valenciana, têm um lugar muito importante. 
As festas também têm grande destaque, como se pode comprovar com as Fallas (foto), que ocorrem no mês de março, e, por sorte, nos dois dias que por lá estivemos a festa deles, que é como o carnaval nosso, estava a todo vapor. 

Domingo chegou e lá estávamos nós em direção a capital da Espanha, Madri, conquistada dos mouros em 939, pelo rei Ramiro II, só em 1083, com D. Afonso VI, passaria definitivamente para a posse dos reis cristãos e seria elevada à categoria de capital espanhola apenas no reinado de Filipe II em 1561. Devido ao seu isolamento geográfico, só depois da chegada da linha férrea no séc. XIX, é que se tornou na maior cidade da Espanha.

Santiago Bernabeu, a casa do Real Madrid, em pauta para mais uma visita, e desta vez deu para dar uma rápida passada pelo Estádio Vicente Calderon, do rival Atletico, e mais tarde, na visita panorâmica da Abreu Tour, percorremos os seus principais bairros e monumentos: Praça de Espanha, com o monumento a Cervantes, Gran Via, a principal artéria comercial da cidade ladeada de belos edifícios.

Visitamos  dos mais belos monumentos,  a Praça Cibeles, com a sua harmoniosa fonte dedicada à deusa grega da agricultura e fertilidade, o Passeio do Prado, com o seu famoso museu, a antiga estação ferroviária de Atocha, hoje decorada com um belíssimo jardim tropical, o Parque do Retiro, a Praça de Toros de Las Ventas, a mais bela de Espanha, o Passeio da Castellana, a principal avenida da cidade com os seus bonitos jardins e fontes, a Praça da Porta do Sol e a Praça do Oriente (com o Palácio Real, o Teatro da Ópera e a estátua de Filipe IV). 


Gostoso é passear pe a principal avenida da cidade com os seus bonitos jardins e fontes, a Praça da Porta do Sol e a Praça do Oriente (com o Palácio Real, o Teatro da Ópera e a estátua de Filipe IV). 

No próximo encontro mais um capítulo do tour europeu 2015 da família, que desta vez teve a inclusão da mana Maria Celeste. Combinado? 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria