Astronauta ou mergulhador?

 Antes de chegar a Plaza Mayor, de Salamanca, um dos companheiros do grupo da Abreu me chamou a atenção:

- Já viu o astronauta esculpido na Catedral ali perto?

Já conhecia a história, mas confesso que não sabia que era em Salamanca e eu estava ali, na cara do gol, e não havia reparado no detalhe apesar de fotografar toda a fachada da igreja. Voltei correndo, uns estudantes franceses me seguiram porque alguém explicou a eles o que estava acontecendo, e fui obrigado a gastar meu espanhol explicando com detalhes o que iríamos ver naquele momento.

A figura talhada de um astronauta moderno pousado sobre a fachada da entrada norte da Catedral de Salamanca, na Espanha, destoa de todo o resto e impressiona a todos que passam por ali. A igreja, nos estilos barroco e gótico, foi construída entre 1513 e 1733. De forma inevitável, as teorias que envolvem os astronautas antigos, as viagens através do tempo e acontecimentos sobrenaturais surgem com explicações variadas.


A pergunta da Priscila, estudante italiana, em bom espanhol, me deixou a vontade para explicar, claro que já havia lido no Google e ficou mais fácil entender.


- Como é possível alguém ter esculpido uma imagem tão nítida de um astronauta moderno em uma catedral construída há centenas de anos e muito antes de tal personagem existir? Ao que tudo indica, isso teria acontecido, na verdade, há muito pouco tempo, quando, em 1992, a catedral foi restaurada.

Claro que essa é apenas uma hipótese, e muitos afirmam que a figura está lá desde a construção original da catedral, que teria sido restaurada por causa de alguns danos em sua estrutura. Sem fotos, testemunhas ou evidências que permitam saber a história real, as conclusões, sejam quais forem, ainda são mera teoria.

Resumo da ópera: Alguns acreditam que a figura não seja de um astronauta e sim de um mergulhador daquela época, que trajava tal qual um astronauta de hoje e seu escafandro pode ter confundido os pesquisadores mais afoitos que declararam ser uma visão dos artilhas e entalhadores daquele tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria