Meus ídolos eternos: Braizinho, Cabeludo, Ademir e Lauro

Ontem, no Armazém, um assunto antigo voltou a tona: "Quem foi o melhor jogador que vi jogar?" E ao responder que foi Pelé o interrogador disparou: - Pelé não vale. Fale outro. E aí me lembrei de um mesmo assunto, debatido em um programa dominical na TV Record/Campos, quando o Nicolau Louzada fez esta mesma pergunta e, além de tirar Pelé, tirou também Rivelino, Zico, Maradona e outros menos votados. 

- Só vale jogadores que não estão no Top 10 do futebol mundial,  dizia na ocasião o saudoso apresentador das noites de domingo na Record. 

Ontem, no Armazém, eu disse que tinha dúvidas e poderia ter sido Zidane, Ronaldinho, Ronaldo (Rei do Galo) ou outro qualquer, mas no programa da Record eu respondi diferente, cheio de entusiasmo, porque seria a primeira vez que elevaria os nomes de meus conterrâneos e ídolos de um passado já distante. 

Todos os companheiros de bancada olharam pra mim, com cara de surpresa, quando eu respondi ao Louzada: - Os melhores jogadores que vi jogar (tinha que citar três) em todos os tempos foram Braizinho, Milton Cabeludo e Ademir Chocalho, e fui citando quem eram meus escolhidos e fizeram cara feia achando que eu estava valorizando Miracema e fazendo pouco caso da pergunta. 

Eis que na mesa, como convidado, estava um ex-goleiro do Americano, cujo nome me fugiu neste momento, que é de Italva, aqui pertinho de nós, e jogou com Milton Cabeludo no Porto Alegre, de Itaperuna, e o moço não só avalizou o que eu disse sobre o atacante como ainda enalteceu Ademir, contra quem jogou quando o meia estava no Leite Glória, também de Itaperuna. 

Meus companheiros de bancada passaram a concordar e eu tive que falar do  Braizinho, cujo futebol era genial e quando comparei ao Tostão, nosso grande craque das Minas Gerais, o Pessanha Filho contestou e disse que eu exagerava e sabem o que eu respondi, parece que estou mesmo exagerando, vamos tirar a comparação, o Braizinho era muito melhor do que Tostão. 

E assim, meus caros amigos, faço sempre que posso, valorizo meus ídolos e não exagero, quem viu Lauro Carvalho jogar, o Lauro da June como era conhecido na "terrinha", pode me ouvir sem fazer cara feia ou de espanto, quem teve a sorte de ver Braizinho exibir seu talento no Estádio Municipal Plínio Bastos de Barros, sabe que não estou inventando nada e que no futebol de hoje não há, com absoluta certeza, nenhum jogador que se assemelha ao franzino jogador do Rink E.C.

Milton Cabeludo era perfeito, chute, impulsão, força física e uma técnica de fazer inveja a qualquer candidato a craque nos dias de hoje, e, olhando o nível atual do futebol pelo mundo, sou obrigado a admitir que tanto Cabeludo como Ademir, citados no programa do Louzada tempos atrás, fariam parte da galeria dos maiores craques do mundo se hoje atuaseem por um destes gigantes do futebol internacional.

Sem exageros e sem medo de ser contestado, minha afirmação não é de um saudosista e sim de um realista, que viu estes quatro craques citados neste texto em plena forma e deixando centenas de torcedores felizes e boquiaberto com tanta arte e inteligência. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria