Um gol no escuro

Numa destas caminhadas matinais, que passo pelo centro e revejo vários amigos, dou um tempo na Banca do Calçadão para um dedo de prosa com o Orlandinho Santana, dono de um repertório de “causos” de fazer inveja a grandes contistas do esporte.

Há dias que ficamos horas e horas em pé, em frente a banca, só podia ser em um local destes a nossa prosa, falando de futebol, do passado, dos filhos e do momento atual do Brasil, aí em todos os sentidos –esportivo e político- e chegamos a conclusão que no nosso tempo era bem melhor.

Orlandinho me conta uma história, eu lhe conto outra e paramos para relembrar mais uma dos tempos da Lapa, onde as peladas eram disputadas ao estilo de decisão de mundial e os participantes, muitos ainda entre nós, deixaram pérolas como esta que transcrevo a vocês, vividas –com o Genuíno em destaque- em um dos estádios da baixada campista.

Finalíssima de campeonato e o dono da casa, o Tupan, precisava desesperadamente da vitória. O empate daria o título ao arqui-rival, Miracema FC

Para piorar as coisas, um problemão: Genuíno, o grande craque da região, o Pelé da época, muito gripado, não podia jogar. A pedido do Polaca, técnico do alvinegro da Rua da Laje: ”fica no banco de reservas, apenas para intimidar o adversário.”

Rola a bola e o jogo é tenso, fechado, nada de oportunidade de gol para nenhum dos times. Já, no finalzinho, e Polaca, em desespero, chama o Genuíno e pede:

- Vai pro sacrifício, meu craque! É tudo ou nada. Só você pode nos salvar!

E o nosso herói entra em campo, aos 41 minutos do segundo tempo. Aos 44', em um contra-ataque, Nenenzinho vai ao fundo e cruza: Genuíno mata a bola no peito, tira o beque da jogada e dispara...

A torcida se levanta, os torcedores enchem os pulmões para gritar goooolll!!!

De repente, os refletores do estádio se apagam... Ninguém consegue ver a conclusão do lance... Pânico geral, somente cinco minutos depois as luzes começam a voltar... Em meio à confusão, a bola sumiu.

E, afinal, o que aconteceu?

Sereno e impassível, o Russo, o melhor juiz da cidade, se dirige para o centro do gramado...

Suspense total. Os jogadores se acumulam no grande círculo a espera da decisão do Claérson Rosa, o Russo.

- O que foi seu juiz?

E ele, com toda a segurança:

- GOL!

Mas ninguém viu a bola entrar após o chute do Genuíno, argumentam os jogadores atônitos e enfurecidos com a decisão tomada.

E o Russo, com a maior calma:

- Vocês que acompanham futebol sabem muito bem:

DALI, O GENUÍNO NÃO PERDE

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria