O último gol do Belisca

Os apostadores de plantão no Estádio Plínio Bastos de Barros adoravam um papo de bola após as rodadas do Campeonato Municipal. Nesta quarta-feira, quente e morrinhento -a tevê não mostrava nada naquele tempo- o passatempo eram as fofocas e as discussões sobre o futebol local e sobre o que de melhor aconteceu na rodada.

A turma se reunia, sempre no mesmo horário e no mesmo boteco do João Custódio e depois de algumas rodadas de cervejas e pingas a conversa, que parecia esquentar, caiu no melhor momento do jogo preliminar, e que tinham como adversários o Flores e Comércio, e, quem viu,  jamais esquecerá a cena pra lá de interessante.

 O Vicente, ex-jogador do Miracema, acostumado a ver cenas incríveis, não se Conteve, ironizou o assunto em pauta.

 -Meus amigos, isto que aconteceu não é novidade alguma, o Toti -goleiro do Comércio- sós traz problemas para o time. Quando não é um frango é uma cena hilariante como aquela que vimos esta tarde.

Mais irado e cheio de ódio, o Samuel bradava para todos. O  cara -Toti no caso- havia prometido colocar em campo um timaço e fiz uma aposta da pesada e levei no bolso.
- Vou ter uma conversa séria com ele amanhã na barbearia.
- Sei não, Samuel, se você for tirar satisfação deverá trocar de barbeiro, vai que ele fique com raiva, você se esquece e chega no salão para fazer a barba? A navalha obedece a mão do dono. Disse Wilian, rindo as gargalhadas.

 - Vira esta boca pra lá, Alemão -apelido do Wilian- eu lá sou homem de esquecer alguma coisa. Vou lá e quero ressarcimento do meu prejuízo. Devolveu Samuel prometendo vingança ao goleiro.

No outro canto do botequim outra mesa era formada por  alguns alegres apostadores, que se fartaram ao apostar no  adversário do Comércio. Fachada, um torcedor fanático do rubro-negro, dizia ser um homem feliz naquela quarta-feira.

- Vivemos bons momentos com o nosso time, mas igual aquele dia vai ser difícil esquecer. Debochava o diretor.

 Ninguém estava entendendo nada. Quem não foi ao estádio não sabia do que
reclamava Samuel e o porque da alegria doFachada. Seu João, ainda incrédulo com a narrativa do pessoal do Comércio, se negava a contar o fato para não ser mal
entendido e perder a freguesia.

Todo mundo quer saber, ninguém quer contar. E a expectativa foi aumentando enquanto  se esperava pela chegada do personagem principal do dia.

 Por volta das 19h, já com todos com um elevado grau etílico, chegava o
sóbrio Belisca, meio constrangido e um pouco fora de sintonia, afinal ele havia cometido um ato insólito, que para um artilheiro como ele, representava quase o fim de uma bonita carreira.

As chances de alguém contar o que acontecera aumentava e seu João pedia para
que ninguém tocasse no assunto em respeito ao  amigo e bom freguês que fora
o responsável pelas boas gargalhadas de quase quinhentas pessoas que se
arriscaram a sair de casa, naquele dia de vento e chuva, para ver uma partida de
futebol.

Vicente, amigo pessoal do Belisca, o convidou para uma rodada de Boa e foi
logo dizendo que estava tudo bem, o Toti já passara por ali e entendeu a sua atitude. Só que o artilheiro não estava a fim de bronca, contrariando a todos que acreditavam que poderia sair confusão no dia seguinte.

- Que nada, Vicente. Não guardo bronca e até que estou achando bem divertido.
Dizia Belisca. Foi a deixa que o Seu João Custódio precisava para matar a curiosidade das quase vinte pessoas que  estavam bebericando no boteco. E o artilheiro, sem pestanejar, começou o deu desabafo.

- O Samuel sabe o que aconteceu e que eu tinha razão quando  tomei aquela
atitude. O Toti sempre prometeu que o time seria  competitivo e alguns
reforços de bom nível viriam para  reforçar o grupo.

Quando entramos em campo, prossegue o artilheiro, com apenas 10 jogadores, descobrimos que não era nada daquilo. Aos poucos o Edil foi tomando conta do jogo, nossa zaga era puro bagaço, e o Toti foi tomando um frango atrás do outro.

Quando percebemos já estava 6x0 e nosso time só com oito em campo, dois jogadores deixaram o campo esgotados e um outro se arrastava pelo gramado, ainda no primeiro tempo.  

- Conta logo, não enrola. O que aconteceu afinal, só isto?  Pedia Onofre, sem esperar o desfecho da narrativa.

 - Ainda bem que você não estava no time, meu caro, pois não  mais jogaria o
campeonato. Bem, daí pra frente, com sete em  campo, eu como mais
experiente, tinha que tomar uma atitude.

Peguei a bola na nossa área, limpei um atacante adversário, com um chapéu,  e mirei na cara do Toti, nosso goleiro. Ele saiu da frente e a bola entrou estufando as redes e marquei o gol mais inusitado  da minha vida. Arrematou o craque Belisca.

Um gol contra que teve como principal objetivo dar uma bolada na cara do nosso goleiro, responsável pelo  pior vexame da minha carreira, completa.

Eu me encontrei com o Belisca no centro e perguntei se poderia publicar esta crônica, e como a resposta foi positiva acertei os detalhes e repasso hoje para vocês. 


Os personagens são fictícios, exceto o goleiro e o  artilheiro,  mas a história é verdadeira. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria