Culinária europeia - parte 2


A mais chique, a mais cara e a mais  badalada culinária mundial é a francesa, mas cá prá nós, que ninguém nos ouça, é a pior do mundo para um turista faminto. O tal de foie gras, o cogumelo ou outra especialidade deles é bem fraquinha, é melhor optar pela sempre bem-vinda massa italiana ou pegar uma baguette com presunto ou com manteiga e sair comendo pelas avenidas de Paris, Lion ou Mônaco. Sem comentários maiores, não gostei e até passei a pão e vinho por lá.

Salsichas na Alemanha é como se fosse um prato principal e é servida de todas as maneiras e comidas no café da manhã, no almoço, lanche da tarde, no jantar e no tira gosto da cerveja maravilhosa daquele país. Nem é preciso escolher, basta pegar qualquer uma no self service e degustar com prazer, mas cuidado como tal joelho de porco, é muito bom para provocar uma baita crise de vesícula.

Um ditado popular alemão tem o significado: "Tomo o café-da-manhã como um imperador, almoço como um rei e janto como um mendigo". O café-da-manhã é geralmente uma seleção de pães e baguettes com geléia e mel ou carnes frias e queijo, por vezes acompanhado de um ovo cozido. Cereais ou granola com leite ou iogurte é menos comum, mas generalizado.3


Este penúltimo parágrafo serve também para os países da Europa Central, aqueles próximos a Alemanha ou que foram colonizados por russos e alemães, como a Polônia, Áustria, Bélgica, Holanda, mas na República Tcheca e na Eslováquia a carne é especial e se der sorte ao conseguir decifrar o cardápio, que as vezes vem em inglês ou francês, vai se deliciar com um prato típico prá lá de apetitoso.

Não sou um gourmet, mas gosto de boas comidas e sei me virar quando saio deste nosso Brasil cheio de boas opções culinárias. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria