AS RUAS DA CIDADE

Hoje, lá pelas duas da manhã, acordei assustado. Olhei para o lado e vi que nada estava errado e o barulho que ouvi veio do sonho, aliás tenho sonhado demais e, segundo os médicos, isto é bom para o emocional. Então tá, o susto foi bom prá mim.

Mas o que sonhava o escriba? Perguntaria o leitor. Sonhei que estavam demolindo a rua Direita, lá na terrinha, para homenagear os Quatro Diabos, referência aos baluartes da emancipação da cidade, cada pedaço da antiga Marechal Floriano, dividida entre a rodoviária até a Praça das Mães, teria o nome de cada um destes velhos camaradas.

Tudo bem, foi um sonho. Mas a realidade é que nenhum de nossos vultos têm o seu nome grafado em uma das vias principais da cidade, exceção feita ao Deputado Luis Fernando Linhares, que por obra do destino, teve o seu nome gravado na nova avenida, construída logo após a sua trágica morte, no outro lado de Miracema.

Onde fica a Rua Altivo Linhares? Qual foi a rua que ofereceram o nome de Jamil Cardoso na cidade? Qual o prefeito empresta seu nome a uma das vias principais de Miracema? Salim Bou-Isa ou José de Carvalho, ou até mesmo o último a falecer, Jairo Tostes, são homenageados em algum monumento ou órgão público? Olavo Monteiro dá nome a qual logradouro no município?

O que sobrará para Jofre Geraldo Salim, nosso último herói da emancipação com vida? Darão seu nome a uma travessa ou uma vila lá na periferia da cidade? O médico Moacir Junqueira, ex-prefeito da cidade, dá nome a um pedacinho mínimo, uma travessa ali na Casa de Saúde São Sebastião.Pelo visto será assim mesmo com os próximos conterrâneos ilustres.

Rua Marechal Floriano, centro da cidade, um endereço nobre com o nome de um desconhecido para nós miracemenses. Quais foram as benesses, para nossas bandas, trazidas por ele ou por outro nome nacional? Não são conhecidas. João Pessoa, um paraibano que dá seu nome a capital de seu estado,é homenageado por aqui, mas o que representa João Pessoa para nossa terra? O mesmo que Marechal Floriano.

Não há movimento para rebatizar ruas com nomes de nossos conterrâneos ainda sem este tipo de homenagem. Estes “estrangeiros” nada fizeram e o mínimo que eles, um dia, podem ter feio pela cidade é mais do que muitos forasteiros, juntos, realizaram.

Ary Parreiras, que dá nome a praça em frente a prefeitura e a igreja, está nos anais e na história, Coronel José Carlos Moreira, tem seu nome na rua que pega o segmento da Ary Parreiras. Ambos merecem a placa em sua rua, mas é preciso rever alguns nomes antigos não justificáveis.

Que legal! Moro na Praça Dona Ermelinda. Sabe quem foi dona Ermelinda? A doadora das terras onde está hoje a nossa cidade. Que legal! É a principal praça da cidade e a cidadã tem todo o direito de ostentar o nome nas placas indicativas.

Av. Nilo Peçanha, Praça Getúlio Vargas, Grupo Escolar Prudente de Moraes, homenagens a presidentes do Brasil, idealizadas por alguns correligionários da época, mas que hoje nada representam para nós, nem mesmo fizeram parte da luta pela emancipação. Estou sendo cruel ou antipático?

Se assim acha, meu caro leitor, me perdoe, o que pretendo é fazer justiça a nossos heróis da emancipação e velhos líderes políticos, que estão esquecidos nos velhos armários da prefeitura e não reconhecidos até o momento.

Nossos políticos deveriam se reunir e refletir sobre o assunto, talvez eu até esteja batendo em uma tecla já visitada por eles, mas desde garoto, dos tempos de federação dos estudantes ou grêmio estudantil, passando pela Maçonaria e Rotary, venho tocando nesta pauta, sem ter voz ativa ou influenciada, sempre fui um voto vencido.

Hoje tenho, pelo menos, minha voz no Dois Estados e daqui lanço este desafio aos amigos da Câmara de Vereadores: Tem gente na cidade que merece ter seu nome gravado na principal rua do município e se as grandes cidades reviram e rebatizaram suas principais avenidas, que tal um projeto de lei para que no futuro homenageemos um dos mais ilustres miracemenses de todos os tempos?

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Miracema de luto - Faleceu Dr Roberto Ventura

Revendo textos - O nosso invicto Rink E.C.

Encontros & Reencontos - 90 Anos do Zé Maria